"

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FRITOS NA HORA - Quarto 237 (2012)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Idolatrar um diretor é até comum, eu bem sei como existem fãs do Almodóvar, Woody Allen, Christopher Nolan, Lars Von Trier, e pasmem vocês, do James Cameron e Michael Bay. Porém, de todos esses, acho que são os fãs do Stanley Kubric os que mais viajam nas ideias do diretor e nos seus filmes.




Quarto 237” é um documentário que tem como foco explorar as diferentes teorias sobre o filme “Iluminado”. Para isso são entrevistados vários “especialistas” no filme. É meus amigos, assim como no Trato Feito temos especialistas em ferraduras da idade média, temos especialistas no Iluminado do Kubric, e eles tem as suas próprias teorias sobre o que é o filme.

Para quem curte viajar em nuances e essas viagens de coisas escondidas que o diretor colocou lá para todo mundo ver mas ninguém viu (tipo um easter egg nível hard), temos um cara afirmando que o “Iluminado” é sobre o massacre dos índios nos EUA. Outro falando que é de nazismo, outro dizendo que é uma confissão do Kubric sobre ele ter feito o vídeo falso o homem pousar na lua.




Os erros de continuidade são todos justificados de maneira bizarra, e um cara ainda que fez uma edição maluca do filme e diz que ele ela tem um sentido todo único.
Bem, eu não sou fã de nenhum diretor, tenho meus preferidos, mas não fico achando “pelo em ovo” como as latas na cena atrás do Jack Nicholson para explicar o massacre dos índios, ou coisas do tipo.

A única parte que achei legal foi uma referência ao Stephen King, autor do livro “Iluminado”, que segundo consta odeia a obra do Kubric e que teria sido provocado no filme com uma cena que mostra um dos elementos do livro destruído, como se fosse uma forma de dizer: A sua visão do filme pouco me importa.




Só posso dizer uma coisa sobre o Iluminado, e é uma das coisas que sempre bato na tecla quando tem uma discussão sobre esse filme, ele tem suas cenas boas, é super bem feito, mas ainda prefiro livro, e considero o longa do Kubric uma visão do que ele leu, se era sobre qualquer outra coisa não sei.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: