"

sábado, 3 de maio de 2014

FRITOS NA HORA - A cruz de ferro (1977)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Esse aqui é um filme inovador por mostrar a guerra por um ponto de vista inusitado: o alemão. A trama é desenvolvida de uma forma em que os soldados não são vistos como carrascos cruéis, mas homens que arriscavam sua vida na fronte de batalha. Em sua maioria eles não acreditavam nos ideais do nazismo, mas arriscavam suas vidas pelo país.




Na trama, o protagonista é o sargento Rolf Steiner (James Coburn) que comanda seu pelotão com muita coragem e força, enfrentando os russos (isso eu achei meio bundão, poderia ser os americanos ou ingleses), porém seu destino acaba cruzando com um arrogante aristocrata, o capitão Stransky (Maximilian Schell), que deseja de todas as formas conquistar uma medalha da A Cruz de Ferro.


'


Nem preciso dizer que o grande diretor Sam Peckinpah soube trabalhar bem a arrogância e a burocracia que muitos militares agem durante a guerra, se preocupando com medalhas e reputação enquanto as pessoas vão morrendo. Também é importante falar sobre a personalidade do sargento Steiner, que é um homem que só sabe viver da guerra. Um grande filme e com certeza um clássico que merece ser visto. Fecho com uma frase que aparece no final do longa e que se faz presente nos tempos modernos:

"Não se alegrem com a derrota dele (o fascismo), homens.
Mesmo que o mundo tenha se erguido para deter o bastardo, a cadela que o pariu está no cio novamente..."
-Bertolt Brecht




Escrito por Fábio Campos

0 comentários: