"

quinta-feira, 29 de maio de 2014

FRITOS NA HORA - Cinema Paradiso (1988)

Posted by Pasteleiro On 12:00 2 comentários

Poucos filmes têm uma força tão grande a ponto de emocionar sempre que assistimos. Creio que Cinema Paradiso facilmente entra nessa categoria, o longa que conta sobre a amizade do menino Toto (Jacques Perrin /Salvatore Cascio/Marco Leonardi) com o projetista Alfredo (Philippe Noiret). Entre eles, além de uma forte amizade, existe também um enorme carinho pelo cinema.




Eu, como um admirador do cinema, cometi o sacrilégio de não ter assistido esse longa antes. Talvez por isso eu tenha me impactado tanto com sua trama. Ele me lembra um pouco aqueles filmes que eu e meu pai assistíamos à tarde na Cultura e que ele sempre vai me falando sobre momentos históricos enquanto ocorre.




Toda essa magia da história fica mais forte quando se tem uma trilha como a criada por Ennio Morricone, que consegue complementar a história e ainda dar mais força a ela. Cabe também um elogio a criação de Giuseppe Tornatore, que soube nos levar à Itália de outros tempos, a deixar aquele vilarejo tão distante e aquele pequeno cinema com a cara de recordações que nunca tivemos. Vale com certeza a pena.





Escrito por Fábio Campos

2 comentários:

O Alfredo não é projetista e sim projecionista.

Opa Obrigado Jesus, só você para iluminar a resenha com seus poderes divinos hauha