"

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FRITOS NA HORA - Spartacus

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Difícil assistir um filme que foi feito há 51 anos atrás, e não se surpreender com a excelência dessa obra, na minha saga para continuar a completar a minha lista de filme que consta no livro "1001 filmes para ver antes de morrer" resolvi alugar o clássico "Spartacus".





O filme como se não bastasse toda essa áurea sobre ele ainda temos o enorme diferencial desse épico ser dirigido pelo grande diretor Stanley Kubrick.

A história do longa acompanha a saga de Spartacus (Kirk Douglas) um escravo que virou gladiador e depois inspirador de homens, vocês já devem ter ouvido algo parecido para descrever o filme "Gladiador", que com certeza deve ter se baseado um pouco nesse épico.

Apesar de uma trama simples o filme se torna clássico por unir cenas de ação de extrema qualidade como as tramas do senado romano em que podemos ver todo lado político do enredo. Creio que um dos fatores que fizeram com que Spartacus não tivesse um maior reconhecimento como obra foi à comparação que fizeram com outro clássico "Ben Hur" de quem já falei aqui.





Mais voltando à história, não posso deixar de falar das atuações do grande ator Kirk Douglas (pai de Michael Douglas) que com seu rosto quadrado e queixo protuberante (ele chegou a colocar o queixo na calçada da fama) rouba a cena no filme, com uma atuação maravilhosa de um homem orgulhoso que resiste até o fim com seus ideais e discursos inspiradores.





Quanto aos coadjuvantes os destaques são para Laurence Olivier como o ambicioso Marcus Licinius Crassus, a bela Jean Simmons como Varinia o amor de Spartacus, Tony Curtis como o poeta e leal Antoninus e por fim Charles Laughton como Sempronius Gracchus, que apesar de uma figura dúbia ao final do filme se mostra um bonachão.





Uma curiosidade é que Kubrick soube ser polêmico, pois deixa meio que implícito uma relação de amor e ódio entre Crassus e Antoninus, que pode ser interpretado como um sentimento homossexual, em especial na cena do banho, que está presente na versão estendida.





Para mim a cena mais bonita do filme é quando o personagem Crassus pergunta aos prisioneiros: Quem é Spartacus? E um por um eles se levantam dizendo: Eu Sou Spartacus. Assim protegendo o líder deles.





Quem gostou de Gladiador, de Ben Hur, de Troia e filmes com grande épicos, veja Spartacus, mas já aviso o final do filme está mais para Gladiador do que para Ben Hur.

0 comentários: