"

terça-feira, 14 de junho de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Música para limpar a bota e outras para tirar o chapéu.

Posted by Pasteleiro On 15:00 0 comentários

Country, uma palavra execrada por muitos e amada por tantos mais.





Aqui no Brasil ela ganhou a alcunha de Sertanejo, no começo dos anos 90 com duplas que versavam sobre a eterna dor de corno e andavam de mãos dadas com o brega, depois de muito tempo foi visto que isso era ruim, acho absurdo que demoraram tanto para perceber que os agudos do Zezé de Camargo e a choradeira do Chitãozinho eram quase sistemas de tortura, mas a partir daí entramos no famigerado Sertanejo universitário, uma espécie de selo para que a classe média ouça o estilo sem se sentir rebaixada, e olha que mesmo com a tal mudança ou como é alardeado uma “evolução” do gênero, ele continua ruim e só se alterou para ser mais aceito.

Mas existe algo bom nesse estilo e infelizmente não é encontrado aqui no nosso país e sim na sua pátria mãe, a América.

Nos Estados Unidos o estilo é considerado um dos pais do Rock, vide que Stones já gravaram canções como Wild Horses(Não se assuste, Richards sempre amou a música raiz americana), Led Zeppelin e até os Beatles!








Com a briga de classes e visões políticas diferentes, boa parte das bandas se afastou do mesmo, o que era uma pena!

Neil Young, John Fogerty e Alan Parsons não tiveram vergonha nenhuma em assumir seu amor pelo estilo, Bruce Springsteen já gravou discos com fortíssima influência country!











Mas para entender o estilo é necessário ouvir dois mestres, primeiro Hank Williams, o pai de todos!




Suas músicas falavam de histórias comuns, de pessoas que você encontrava em qualquer canto e principalmente sobre a vida das pessoas humildes que acordavam cedo para o trabalho duro!

Ao contrário do nosso país, lá o estilo adora os tais bad boys, vide que Hank tinha músicas como I´ll never get out of this wolrd alive e tinha um “que” de autodestruição típica do rock n roll.

Mas ninguém incorporou o sentido outlaw como Johnny Cash, suas músicas falavam sobre morte, assassinos, foras da lei e principalmente sobre um mundo no sentido negativo, apesar de ter em seu catálogo muitas canções gospel, ele parecia mais um porta voz do apocalipse!

Uma das frases mais memoráveis foi quando lhe perguntaram o porquê dele só se vestir de preto:

“Visto-me de preto pois estou sempre indo a um enterro”





Entre os feitos memoráveis de Mr.Cash estão o de gravar um disco em um presídio, Folsom Prisom foi o local escolhido, ouvir canções falando sobre a vida de cada detendo ali é impressionante principalmente o quanto o Man in Black leva os mesmos como se estivesse num culto!





E depois disso, Johnny Cash ressuscitou como uma espécie de lázaro e regravou músicas de U2, Soundgarden e Nine Inch Nails...gênio e mito é pouco para ele!
E do lado Feminino?Temos a musa Alison Kraus, que praticamente reinventou o country e o Bluegrass com uma delicadeza e pureza impressionantes, ouvir a belíssima seqüência The angels are singing e Home on the highways é um deleite para os amantes da boa música, feita com alma e esmero.





Usando mais do pop e até indo para um College Rock o trio texano Dixie Chicks busca no feminismo e nas letras sarcásticas uma válvula de escape para a recorrente breguice quando se casam os gêneros ao Country!

Atualmente do lado masculino temos o quase rocker Brad Paisley que muitas vezes coloca solos em suas músicas, coisa difícil de ocorrer, principalmente quando se contam histórias,alias o teor da letras foge um pouco da temática honky tonky/ mulheres e parte para contos de personagens que foge da mesmice.





Assim como Garth Brooks, temos um novo candidato a rei do Country, o cantor Tim McGraw que sabe como poucos trabalhar o Crossover já criado pelo primeiro, indo do rock(Nine Lives com Def Leppard é um exemplo) até a música negra(Over and over com Nelly), o que é mais engraçado nisso, é que Tim mantém a sua raiz muito próxima e cria uma música bem característica, que busca em contar o dia a dia da pessoa comum, vide a belíssima I´ve got friends that do , isso sem falar de If you´re reading this que conta a história de uma carta escrita por um homem em seus últimos momentos de vida!





Depois disso, fuja da mesmice do que é chamado de country aqui no Brasil e também do pré conceito sobre o gênero no restante do mundo!

Discos para começar:

- Johnny Cash- Live at the Folsom Prison e Live at San Quentin

- Alisson Krauss- Home on the Highways, Raising Sand(Esse disco é em parceria com Robert Plant).

- Brad Paisley-Guitar Album e 5th gear

- Tim Mcgraw-Live like you were dying

- Waylon Jennings-the Outlaws

- Jimmy Buffet-Meet me at Margaritaville

- Alan Jackson-Drive

- Alabama-Southern Star

- Dwight Yoakan-Buenas notches from lonely room

- Garth Brooks-No Fences

- Hank Williams-Greatest hits

* Esse texto é dedicado a minha amiga Akemi que me abriu os olhos para o country de verdade!

0 comentários: