"

terça-feira, 28 de junho de 2011

PASTEL NA CESTA - O sonho do cara da locadora

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Eu adoro cinema, e como todo fã já tive o sonho quando era mais novo de trabalhar numa locadora, como também já tive vontade de trabalhar numa livraria ou numa loja de quadrinho, só para poder ficar lendo ou vendo filmes o dia todo, mas sempre que pensei nisso achei que não seria o certo para mim, porém se naquela época eu soubesse a história de Quentin Jerome Tarantino eu com certeza teria dado mais atenção a minha vontade.





O jovem Quentin Tarantino apesar de ter trabalhado numa locadora, vinha de um vida cercada de artistas filho do músico e ator Tony Tarantino (sim o pai dele é ator e faz uns filmes bem B), o menino ainda teve influência do seu padastro o músico Curt Zastoupil. O emprego de balconista foi na locadora Video Archives, e foi lá que começou a escrever seus roteiros, sobre a influência de muitos filmes em sua maior parte cult e estrangeiros que viriam a influenciar e muito em suas obras.





O primeiro filme de Tarantino foi o modesto My Best Friend's Birthday um curta em PB que conta a história de um grupo de amigos que se envolvem com drogas e prostitutas ao arranjarem um presente de aniversário para um amigo.





O segundo filme que ele foi diretor e atingiu a fama foi "Cães de Aluguel" um clássico que marcou época, cheio de diálogos pop e com cenas de violência impressionante como a da tortura do policial pelo Mr. Blonde ao som de "Stuck In The Middle With You".





Porém foram seus roteiros que lhe deram a grana para dar início a produção do filme, entre os roteiros podemos destacar "Assassinos por Natureza" que conta a bizarra relação de um casal de psicopatas que caminha pela América matando pessoas e através da mídia se tornam sensação no país e também "Amor a Queima Roupa" que conta a história de um cara que ao se casar com uma prostituta é perseguido pelo cafetão dela. Claro que além da grana o prestigio dessas filmes lhe deram certo nome e atraíram a atenção de gente famosa como Harvey Keitel que ajudou Tarantino com o desenvolvimento de Cães de Aluguel.

Após o sucesso de Cães de Aluguel Tarantino foi convidado a diversos trabalhos, mas preferiu se retirar e escrever outro filme: Pulp Fiction: Tempo de Violência. Nem preciso dizer que o filme foi um sucesso em parte pelo trabalho do diretor e também pela presença de atores competentes como John Travolta (que teve carreira de volta por conta do filme), Samuel L. Jackson, Uma Thurman (que viraria a musa dele nos filmes), Harvey Keitel, Christopher Walken e Bruce Willis. O longa ganhou o Oscar de melhor roteiro original além de indicações para: melhor ator (John Travolta), melhor ator coadjuvante (Samuel L. Jackson), melhor atriz coadjuvante (Uma Thurman), melhor diretor, melhor edição e melhor filme.





Pulp Fiction merece um destaque a parte, por ser uma trama fragmentada, com diversas tramas acontecendo em tempos e situações diferentes, porém todas ligadas.





Seu próximo trabalho seria em Jackie Brown o único filme que dirigiu em que adaptou um roteiro nesse caso do escritor Elmore Leonard conhecido por ter diversas obras suas adaptadas ao cinema como "Desafiando o Assassino","Killshot" e "Os Indomáveis". O filme tem diversas características da presença de Tarantino como a linguagem, e as cenas de violência, além de resgatar atores antigos como Pam Grier e Robert Forster, o longa ainda conta com Robert De Niro, Chris Tucker e Bridget Fonda.





Como disse lá em cima Tarantino ficou viciado em filmes cult, e em especial em longas com western spaghetti, blaxploitation e "wuxia. Imaginem então um filme em que todas essas características poderiam ser combinadas o resultado é Kill Bill Volume I e II. São tantas as referências nesse filme que poderia escrever um post só disso e talvez algum dia o faça, mas podemos destacar a influência do mangá Lobo Solitário, dos quadrinhos através do discurso de Bill ao final do filme e também dos filmes "A Noiva Estava de Preto" e "Lady Snowblood".





Kill Bill é um filmaço sobre vingança e eu adoro ele por ter toda aquela situação de vídeo-game com um personagem enfrentando um vilão em cada fase, além do que o grande vilão do filme é David Carradine de uma das minhas séries antigas preferidas (Kung Fu). A heroína do filme é Uma Thurman musa do diretor e que faz praticamente de tudo no filme.





Uma curiosidade sobre o segundo filme é que o personagem Pai Mei não é uma criação de Tarantino sua primeira aparição se deu no filme Carrascos de Shaolin, 1977.





Após algum tempo sumido Tarantino volta as telas em 2007 em um projeto chamado Grind House que conta com a colaboração do diretor e também amigo dele Robert Rodriguez, cada um deles ia fazer um filme no estilo filme B, a escolha de Rodriguez foi Planeta Terror já a de Tarantino é "À Prova de Morte" creio eu que foi o pior trabalho da carreira dele, eu pelo menos odiei o filme. Um detalhe é que dessa parceria deles surgiu o filme "Machete" outro exemplo de filme de terror B.





Novamente Tarantino se ausentou dos cinemas e seu retorno aconteceu em grande estilo com "Bastardo Inglórios" um filme de guerra com a presença de Brad Pitt e Christoph Waltz (que ganhou o Oscar pelo filme), o longa foi um sucesso de bilheteria, e concorreu ao Oscar. A história sobre um pelotão de judeus que decide caçar judeus é muito boa e eu acredito ter um roteiro parecido com "Os 12 condenados".





Além de diretor Tarantino também esteve presente em alguns filmes como ator, como destaque podemos destacar a sua participação em "Cães de Aluguel" como Mr.Brown, em Pulp Fiction como Jimmie e também em "Drink no Inferno" que tem o roteiro dele, uma curiosidade é que o personagem de Tarantino e George Clonney em "Drink no Inferno" também aparecem em "Eles Matam e Nós Limpamos".





Ele participou também de alguns projetos como a direção de uma das histórias do filme Grande Hotel e como diretor convidado para um cena de Sin City e do seriado C.S.I do qual se diz fã. Uma curiosidade é sua participação no seriado Super Gatas que irei mostrar no Pastel de Banana.

Atualmente Tarantino está com dois projetos o filme Django Unchained e Kill Bill 3 que vai continuar a saga da Noiva agora com destaque para a próxima geração de assassinas.

Para conhecer o trabalho de Tarantino veja:


- 1992 - Cães de aluguel

- 1993 - Amor à queima-roupa

- 1994 - Assassinos por natureza

- 1994 - Pulp Fiction - Tempo de Violência

- 1996 - Um Drink no Inferno

- 1997 - Jackie Brown

- 2003 - Kill Bill: Volume 1

- 2004 - Kill Bill - Volume 2

- 2009 - Bastardos Inglórios


Legal também é um curta que fizeram com o Seu Jorge e Selton Mello falando sobre o ator/diretor e seus filmes.


0 comentários: