"

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FRITOS NA HORA - Onde está Osama Bin Laden?

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Com tanto alarde pela morte de Osama Bin Laden, resolvi ver um documentário que tinha sobre ele chamado "Onde está Osama Bin Laden?", quem segue as pistas atrás de Bin Laden é Morgan Spurlock, mais conhecido pelo filme "Super Size Me", no qual ele criticava o McDonald's.





O documentário começa com Morgan descobrindo a gravidez da mulher/namorada e resolve que o mundo é um lugar muito perigoso para o filho dele, e assim seguindo a ideologia do então presidente George W. Bush, ele parte para uma viagem pelo mundo em busca do terrorista mais famoso do mundo.





O filme que não tenta ser sério, mas bem na linha de querer ilustar e mostrar como é o mundo arabe e a religião islamica. O engraçado é que pelo filme ser antigo (2008), ele aponta situações como a do Egito que tinha um então desconhecido ditador chamado Hosni Mubarak, que controlava o pais com mão de ferro.





Outros pontos interessantes são em ilustrar e quebrar paradigmas sobre religião e conceitos que o povo arabe tem do ocidente. Não pense porém que Morgan se esconde atrás da camera, muito pelo contrario, em diversos momentos ele chega muito proximo do perigo real, e entrevista alguns radicais e pessoas que supostamente estão envolvidos com o terrorismo.

O engraçado é que sozinho, com uma camera na mão e seguindo pista de pais em pais, ele chega ao Paquistão, e fica muito proxima da onde anos depois iriamos descobrir ser o real esconderijo de Osama.





Eu só posso dizer que o documentário é muito bom e interessante, diferente de Michael Moore que passa todo seu filme atacando o governo americano Morgan é mais contido, ele cutuca a ferida mostra a realidade e encara de frente a situação para mostar as coisas como realmente são.

Recomendo e muito esse documentário que agora se tornou defasado mas que certamente tem muito a acrescentar ao nosso ponto de vista sobre religião e conceitos do povo arabe. Aproveitando ainda deixo a dica para vocês verem a série "30 dias" que Morgan criou que mostra a cada episódio uma pessoa se submetendo ao longo de 30 dias a uma vida completamente diferente da que estava acostumado.


0 comentários: