"

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Rei ou Rainha

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Elton John, um nome, uma instituição dentro da música, um gênio!

É difícil definir Sir.Elton, começou com um Rock quase que inteiro calcado no que vinha sendo feito na Inglaterra por The Faces,Kinks e Stones.

Como um foguete foi para América e descobriu a música raiz e no Southern Rock uma casa bem confortável aonde gravou discos supremos e a partir disso, vamos buscar o melhor (Se for possível) da discografia do gênio dos pianos!

1-Empty Sky (1969)





Peraí, esse é o primeiro disco dele?Sério mesmo?Quem consegue criar algo tão lindo como música que dá titulo ao álbum e ainda faz um pérola pop como Skyline Pigeon não entrou no “jogo” a toa!Que estréia!!





2-Elton John (1970)





No seu segundo disco é possível perceber uma imersão maior do cantor no pop, Your Song e Border song provam isso!

A dupla Taupin e John cresce e amadurece com composições mais sólidas!





3-Tumbleweed Connection (1970)





Sem deixar respirar ele emenda uma obra prima!
Irrepreensível é a palavra para definir essa coleção de belíssimas canções que vão fundo na América, um retrato deprimido, mas extremamente útil para entender o que os EUA passavam naquele momento.





4- Madman across the water (1971)





Tiny Dancer e Levon?Esses são os singles? Meu Deus!
Mais country que o anterior sem perder o brilho!Clássico!





5- Goodbye Yellow BrickRoad (1973)





Em apenas 4 anos Elton John gravou discos perfeitos sem perder o ritmo ou diminuir a intensidade do seu sucesso!
GYB tem um conjunto de canções que poderiam figurar fácil em qualquer disco do quarteto de Liverpool (Sem exageros, ouça!).

Funeral for a friend/Love lies bleeding um progressivo quase pop que toma conta já na primeira faixa e depois?Bom, depois vem o trio de canções mais importantes daquele ano, Candle in the Wind, Benny and the Jets e a soberba Goodbye Yellow Brick!
Um clássico pop sem precedentes!





6- Here and there( 1974)





Ao vivo Elton John fazia a farra, transformava tudo em carnaval e transportava todos os presentes para uma viagem num caleidoscópio pop!

Nesse disco temos três canções com o John Lennon, Whatever gets you through the night, Lucy in the Sky with Diamonds e I saw her standing there, como se precisasse de uma espécie de benção, Elton John ganha o aval do Deus Beatle para quebrar tudo!
Um dos melhores discos ao vivo da história...





7-Captain Fantastic and the Dirty Brown Cowboy ( 1975)





Depois de oscilar entre o pop,rock e country, Sir John abraça o terceiro ritmo num disco que tem como base a história americana!

É difícil analisar em separado as suas canções, pois todas estão interligadas e por isso é de se louvar a atitude do artista em gravar algo tão complexo para o momento!





8-Blue Moves( 1976)





Totalmente desgastado, deprimido e mais rico do que nunca, Elton John cai de cabeça na tristeza num disco que tem desde o hit supremo Sorry seems to be the hardest Word até um clássico lindíssimo chamado If there´s a God in Heaven!






9- Songs from the West Coast ( 2001)





Ele não lançou nada que prestasse nos anos 80 e 90?Sim, lançou bons materiais, muitos flertando com o pop escancarado que estava em evidência na década de 80 e nos anos 90 namorou o AOR, mas só em 2001 ele conseguiu fazer as pazes com seu passado!

E por isso SftWC é um grande registro, pois o une o melhor da carreira de Elton John do pop Ballad of the boy in the red shoes até clássicos instantâneos como I want Love e This train don´t stop here anymore.






10-Elton John and Leon Russel : The Union (2010)






Ele não precisava provar nada para ninguém, mas resolveu mostrar que tem talento até para resgatar gênios obscuros como Leon Russel, músico que tem no seu leque de artistas/clientes Rolling Stones,Bob Dylan,Eric Clapton e até George Harrison, será que o cara era bom o bastante para se músico de estúdio?Lógico!

E aí está mais uma prova da genialidade do Elton John, não só resgatar um gênio mas de servir de escada em muitas músicas para que Leon Russel Brilhe!
Um disco essencial!


0 comentários: