"

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SUCOS DO RODRIGO - Fat Boy Slim - You've come a long way, baby

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

De repente um som de teclado distante vai subindo, crescendo e adentrando o ouvido como se dissesse calma que vem algo bom ai e assim começa Right Here Right Now, primeira música de um clássico absoluto da música eletrônica, You´ve come a long way, baby do Fatboy Slim.




Hoje em dia qualquer David Guetta ou Calvin Harris invadem a “cena” e chamam a atenção com barulhos eletrônicos, mas em 1998 a história era outra.

Apesar dos esforços de David Bowie em mostrar a música eletrônica ao mundo nos discos Outside (1995) e Eartlhing (1997) e até do U2 em montar toda a parafernalha possível com batidas mais aceleradas e “computadorizadas” o grande público olhava com certo desdém para os DJ´s e em muitos casos os classificando como meros tocadores de discos.

O ano de 1998 começou bem com o Chemical Brothers mandando o soberbo DIG your own hole, e ali, sabiamente Norman Cook viu a sua chance. Ao notar que a música eletrônica poderia ser algo mais popular o músico, sim músico não importando a opinião dos criticos, tratou de popularizar mais o seu som, isso se tivermos como referência o seu primeiro trabalho, Better living Through Chemistry e ali foi o ponto onde tudo mudou!




O clipe absurdamente pop, colorido e cheio de referências de The Rockafeller Skank acachapou meio mundo e deu a Fatboy Slim a chave para adentrar a todas as casas, inclusive do sempre recluso e careta mercado americano.

Quando analisado friamente vemos que YHCALWB foi certeiro em ver que o mundo estava mais aberto a ouvir o que os DJs tinham a dizer e que talvez eles podussem sim fazer parte da engrenagem da cultura pop mundial, e como se quisesse comprovar tudo isso Fatboy Slim chamou o sempre genial Spike Jonze para gravar o clipe mais escroto, porém genial daquele ano a sempre doce Praise you.





Para não dizer que ficou só no terreno pop Fatboy slim saca ai Gangster trippin e sua mistura de rap, funk e colagens absurdas e non senses, tudo isso para mostrar que era pop, eletrônico, porém sem perder as suas raizes loucas.

Por todas essas razões o ano de 1998 pode ser considerado o ano em que os DJs deixaram de ser renegados para serem os donos da cena, pena que hoje em dia qualquer David Guetta da vida se diz DJ, porém nenhum deles nunca terá a capacidade de fazer algo tão bom e que irá durar ao teste do tempo como o material lançado por Fatboy Slim!






0 comentários: