"

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FRITOS NA HORA - Cadillac de Dolan (2008)

Posted by Pasteleiro On 10:45 0 comentários

A vingança sempre é um bom combustível para um roteiro de qualquer coisa, desde séries (Revenge) a novelas (Avenida Brasil), filmes pops (Kill Bill) a clássicos (Era uma vez no Oeste). Em todos os casos, a qualidade sempre fica a gosto do roteirista que pode ou não elaborar uma história decente envolvendo esse mote.




Stephen King, o mestre do horror e fantasia, resolveu explorar um pouco o tema no conto “Cadillac de Dolan ” - que você pode ler na coletânea “Pesadelos e Passagens Obscuras”. A história é simples, direta e acompanha a vida de um pacato professor, que após o assassinato da esposa por um gangster mergulha em uma ânsia para se vingar do bandido.




A transposição para o cinema foi praticamente idêntica ao do conto. Christian Slater é o vilão e Wes Bentley (que tem uma cara de psicopata)é o marido que quer vingança.

O meu trecho preferido no conto é a parte que o personagem está trabalhando na rodovia. Esse momento no filme ficou com um clima bem semelhante ao que Stephen King criou na história, inclusive os personagens coadjuvantes.




Talvez por ser um filme relativamente curto, você não chega a ter uma certa empatia com o protagonista e nem cria uma antipatia tão grande pelo personagem do Dolan, o que seria essencial para se saborear melhor a vingança final. Se fosse dirigido por um diretor coreano ( :P), teria um resultado melhor.


Escrito por Fábio Campos 



0 comentários: