"

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A MODA DA CASA - Futuro do homem solitário

Posted by Pasteleiro On 12:37 1 comentários

O mundo que conhecemos acabou, uma grande catástrofe tomou conta do planeta terra, o futuro se tornou um lugar sombrio. Já viu esse enredo? Já. Não é?. Bem ainda falta o personagem do andarilho, aquele que você acha que é o último sobrevivente, o último dos homens decentes, o pai, o médico, o policial, o destemido guerreiro. Parece o roteiro de daquele filme que você viu, não é? Mas qual? A Pastelaria Filmes, orgulhosamente apresenta os filmes futuristas com um personagem andarilho e seus incríveis roteiros.
Essa história de futuro alternativo com um herói justo, caminhando por um futuro apocalíptico teve início em “Mad Max” quem não se lembra do personagem de Mel Gibson, andando pelo deserto com seu carro, a trilogia de filmes, foi uma das primeiras a mostrar o homem solitário, se não em presença, mas em princípios.








Kevin Costner tentou seguir a fórmula de sucesso de Gibson, mas em ambas as suas tentativas acabaram frustradas, inclusive com uma delas quase destruindo sua carreira, os filmes em questão são: o fracassado “Waterworld ” esse filme, todos conhecem a história sobre seu retumbante fracasso.








O outro é um menos conhecido, chamado “O Mensageiro” um filme obscuro e que apela para o patriotismo americano, além da ligação com o carteiro que o filme remete que chega a ser ridícula em alguns momentos.








A moda de filmes futuristas ficou meio fora de moda, algum tempo, talvez Costner com seus filmes fracassados, tenham assustado o mercado cinematográfico, mas eis que Will Smith surge com o filme “Eu sou a Lenda” um filme baseado na obra de Richard Matheson , o filme tem uma história interessante, mas a atuação de Smith em alguns momentos se mostra fraca.









As duas últimas tentativas do cinema desse clichê no cinema são o “Livro de Eli” e a “A Estrada” . O primeiro é uma tentativa de ligar religião ao futuro, inclusive com bastante referência a bíblia e o personagem principal é tratado como um profeta, a história é interessante, mas por alguns momentos, especialmente nas cenas de luta se torna muito forçada e cansativa.








Quanto ao filme a Estrada, eu achei um bom filme, apesar de utilizar do mesmo clichê dos outros, ele tenta mostrar mais o lado humano dos personagens, outra sensação é que ao contrario dos outros filmes, o personagem principal não tem uma missão a cumprir. Importante ressaltar que esse filme assim como Eu sou a lenda é baseada em um livro do escritor Cormac McCarthy .








Bem esses são os filmes com esse clichê que selecionei, pensei em colocar o filme “Filhos da Esperança” , mas como ele não se trata somente de um homem andado pelo mundo, mas fica como lembrança.
Quem se lembrar de mais algum que segue essa linha de roteiro que segue esse clichê, escreva nos comentários.

1 comentários:

Parabéns pela ideia do blog, adorei os posts, em especial este aqui.
Vou me tornar um leitor assíduo e recomendar para mais pessoas.