"

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FALTOU UM PEDAÇO - Peixe Grande

Posted by Pasteleiro On 00:19 0 comentários

No "Faltou um Pedaço" de hoje, sendo meu primeiro artigo pasteleirístico, encaro de cara logo uma pedreira, Peixe Grande.

Bom, a qualidade do filme é indiscutivel, Tim Burton bate mais um vez as espectativas como sempre (ah, não sejamos tão bonzinho, como "quase sempre") e lança um filme estrelado por bons atores, roteiro envolvente, o "qzinho" de melancolia revestida de poesia. Mas até quando a mentalidade de Burton é compreendida, e apenas compreendida, ao invéz de sentida e levada pela emoção desconcertante e abstrata? Pois vejamos:





O filme, conta a história de Ed Bloom (Ewan McGregor), que já velho e em fase terminal de determinada doença, recebe a visita de seu filho Will Bloom (Billy Crudup).
Daí vem o que todos nós já sabemos sobre o filme, as histórias.
Todas as histórias absurdas e encantadoras que Ed conta a respeito de sua vida. Gigantes, bruxas, aventuras fantásticas, etc, etc...





É aí que começam as dúvidas, certo? Você foi um daqueles que questionou a veracidade de tudo isso? Se pegou pensando se Ed seria um mentiroso ou se Will um ingrato descrente? Ok, amiguinho, você está indo pelo caminho errado.

Se formos pensar em significação, o que seriam essas histórias dentro da moral do filme, da idéia final? Pois bem, as histórias são e não são reais!

"-Ah, Mas como assim, Luiz?"

A idéia é retratar a visão de um homem que, para elevar suas paixões, remodelar sua vida, fazer do comum uma história extraordinária que possa trazer felicidade não só a si mesmo mas à todos os que o rodeiam, cria detalhes minuciosos em suas experiências contadas. É a negação da realidade. Uma moldagem da vida para que seja mais aconchegante aos que nela ainda estão.





Então, o final, em que Will corre com o pai pelo hospital, depois o toma nos braços e encara todos os personagens antes contados nas histórias ( relatando a veracidade daquilo tudo) e, por fim, deixa Ed cair nas águas do rio assistindo sua transmutação em um grande peixe...

WTF!?

Calma, pessoal. Só sigam a mesma lógica.

Will, por fim, compreende a necessidade do pai de recontar sua vida e, num gesto de retribuição, termina esta saga para selar sua jornada do modo como sempre desejara,

Entendeu? Enrolou mais ainda? Assista de novo e tire suas conclusões!





O artigo acima foi escrito pelo nosso colaborador da Pastelaria Luiz Pierotti, ainda avesso ao twitter rs.

0 comentários: