"

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SUCOS DO RODRIGO - O melhor? Sim..

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Uma vez disse que achava o Revolver melhor que o Sgts. Peppers, isso provocou uma série de derrames e enfartos, pois como alguém poderia ir contra o disco sacrossanto do pop moderno? COMO?




Acho que irei para esse campo novamente...

Dark Side of the Moon foi um dos discos que mudou a história do rock, era mega, diferente, ousado, acessível, bem tocado e gravado, capa enigmática e recheado de teorias e com tudo isso ficou fácil para Roger Waters e Cia vender que nem agua e carimbar o nome na história da música, porém ao analisar a carreira do grupo é evidente que o maior desafio foi o projeto seguinte, Wish you were here.

O que fazer após conquistar o mundo?Para onde ir depois de gravar algo tão bom quanto um clássico absoluto dos Beatles?Para o quarteto inglês começava ai um processo quase de gestação de um bebê monstro, que consumiu neurônios e até amizades (que ali já eram fragéis).




Durante as gravações os músicos se questionavam sobre o que fazer e como agir em estúdio e tudo isso foi agravado quando em um dos dias uma pessoa adentra o recinto sem ser notado e depois de minutos é percebido que ali na frente dos quatro estava o Ex-cabeça de tudo, Syd Barret, essa imagem sensibilizou Gilmour, Wright, Manson e principalmente Waters, que após o episódio acabou escrevendo junto a seus comparsas um clássico que vai começando jazzy, leve e espacial até desembocar em um som mega e poderoso com os dizeres Shine on you crazy diamond, essa homenagem ao “diamante louco” seria só o começo...

A faixa seguinte dá continuidade à dura critica a industrialização e capitalismo desacerbado na belíssima Welcome to the Machine, que já haviam sido feitas em discos anteriores do grupo.

Ai vem Have a Cigar, um quase Hard Rock pesado que passou pelas mãos tanto de Gilmour como de Waters, até que pela desistência do primeiro e problemas vocais do segundo acabou caindo no colo do amigo da banda, Roy Harper, e olha ali a decisão foi acertadissima, pois a faixa ganhou um tom mais robusto e virou clássico para aqueles que amam guitarras mais a frente e cozinha formada por baixo e bateria batendo forte!




Wish you were here acaba sendo a música mais doce da banda e talvez por isso virou o titulo do disco. Com seu violão e duo vocal formado por David e Roger a música é um grande jóia da decada de 70, e com todos esses fatores é fácil dizer que o grupo conseguiu gravar uma balada de rock com teor pop, porém com data de validade para eternidade.




O disco fecha da mesma maneira que abriu com a continuação de Shine on you Crazy Diamond e as suas partes finais, como se dissesse a todos que a banda sabia da onde havia partido e onde havia chegado, ou seja, deixou dúvidas o que é genial por si só...





Wish you were here foi mais dificil do que Dark Side of the moon, todas as expectativas eram altas e a pressão maior ainda, porém os 4 ingleses optaram por fazer o que queriam e ainda de bonus homenageram um mito e amigo com uma delicadeza nunca vista na história do rock e por essa sensibilização e simplificação do som o disco merece configurar como o melhor da carreira do Pink floyd, pois soube dosar e misturar tudo que de melhor à banda soube fazer em sua discografia.

0 comentários: