"

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FRITOS NA HORA - Cão Branco (1982)

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Muito se cita a frase que um filho é o reflexo de seus pais, a máxima de “Cão Branco” é bem semelhante e mostra que um cão pode ser a síntese dos preconceitos do seu dono.




O enredo do longa tem como protagonista um cão de cor branca, que foi criado por um dono racista, que o ensinou a atacar e matar negros. Sem saber disso, uma atriz em início de carreira (Kristy McNichol) acaba o adotando e após ele salvar sua vida, ela cria uma relação de amor com o animal. Buscando mudar sua natureza racista, ela procura um experiente treinador de animais (Paul Winfield), que é negro, para tentar ajudá-la.




Cheio de simbologia, “Cão Branco” é um dos meus filmes antigos preferidos. A forma como ele trata o preconceito, a inocência do cachorro, e a cruel forma como ele foi condicionado a odiar negros, deixam claro que a verdadeira vitima da história é o cão branco, que foi criado em um ambiente de ódio.




Não espere assistir um filme fofo com um cachorro, o tratamento aqui é bem diferente e a intenção é cutucar a ferida da sociedade. Ainda destaco a revelação de quem era o dono do cão, a relação do treinador negro com o cão, e também a melancólica cena final.




Com certeza um grande filme, que passou muito no Corujão da Globo, e que merece hoje em dia ser visto e revisto com os olhos apurados sobre a sociedade e o mundo que nos cerca.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: