"

terça-feira, 12 de junho de 2012

SUCOS DO RODRIGO - O maior de todos

Posted by Pasteleiro On 10:00 2 comentários

Uma vez vi na MTV uma VJ dizer que o David Bowie era o maior artista vivo, achei um exagero, pois ainda temos entre nós Paul McCartney um ex-Beatle que continua a criar coisas fantásticas, hoje analisando friamente vejo que não é um exagero tão grande, se não for o maior, Bowie está bem próximo do primeiro lugar.





Um dia desses fui mexer em minhas coisas e lá achei o Heroes, disco clássico da trilogia Berlin, fase em que o músico se afundou nas experimentações de Brian Eno na capital alemã e olha, mesmo depois de mais de 30 anos o disco continua fresco, inovador, genial e pop!

Beauty and the Beast abre o trabalho remetendo e muito ao soberbo Alladin Sane, já a segunda faixa Joe the Lion parece um rock cheio de distorção feito em Nova York em... Sei lá... Anos 2000?Sim, Bowie estava tão à frente assim de todos!

Camadas e camadas de som em cima dos vocais The Sons of silence age e ali David Bowie criou os anos 80, sem dó nem piedade isso é assegurado em boa parte dos clássicos pop da era seguinte e se isso não lhe convencer ouça a dançante Blackout, uma música ainda fresca e deliciosa em todos os sentidos!

O que é mais genial em Bowie é que ele sempre surpreendeu, era uma caixa de inovações e surpresas, V-2 Schneider é um tema instrumental, pop e repleto de tudo que seria usado nos anos 80, aposto que muitos dos que praticaram o New Romantic e Synth pop ouviram e anotaram bem esse tema.





Sense of Doubt é a cara do produtor Brian Eno e o seu Ambient music, ali é possível respirar e deixar a boa música ser absorvida de uma maneira melhor, pois um clássico que nem esse precisa disso.

A dupla Moss Garden e Neucöln têm camadas eletrônicas leves e que levam a uma viagem simples e direta.

Para finalizar a dançante quase que funkeada The Secret of Arábia, uma canção hipnotizante que se mantém a repetição de uma só frase, o titulo da canção e um baixo pulsante, e que me perdoem os fãs, mas ali ouço demais o pop classudo do Steely Dan.





Heroes nasceu em 1977 e em 2012 completa 35 anos, mas ao que parece, o disco nasceu em janeiro desse ano, ou no máximo em 2011 de tão atual que é.

David Bowie resolveu se silenciar a uns anos atrás, aparecendo aqui e acolá esporadicamente, mas o que fica desse gênio é a sua belíssima história e o fato que sim, ele é um dos maiores artistas vivos... Ao lado daquele Beatle que tocava baixo no quarteto de Liverpool.




2 comentários:

O Bowie não morreu na sua aposentadoria. O mais incrível é isso, não houve decadência do artista, apenas o momento em que ele resolveu parar.

Ainda não tenho esse, mas já estou comprando!

Como sabe ainda estou aprendendo David Bowie, e adorando!!

Rezo pra ir num show dele, quando ele decidir fazer!

Michelle.