"

segunda-feira, 1 de julho de 2013

COXINHA DO MYR - Minha mãe é uma peça (2012)

Posted by Pasteleiro On 14:00 1 comentários

A LOUCA" de Niterói

Com pouco mais de uma semana em cartaz, o filme "Minha Mãe É Uma Peça" conseguiu mais de 1 milhão de espectadores, muitas criticas positivas e tem deixado o autor do filme mais louco que a sua personagem, a Dona Herminia, com publicações no instagram expondo a alegria dessa conquista. Para quem não conhece, Paulo Gustavo é "aquele careca do Multishow". Aquele cara engraçado que se popularizou com videos no youtube com a personagem "Sra. dos Absurdos". Se você não se lembra, vai lá e pesquisa os videos e preste atenção nos textos absurdamente inteligentes do cara. (Nesse trecho eu já assumo que sou fã dele)




Chegando nos cinemas com o filme adaptado da peça teatral homonima, ele entra em um território perigoso. O Brasil vem produzindo ótimos filmes, mas as comédias ainda são caracterizadas pelo público como "Eu espero a Globo passar, daí eu vejo em casa!" (isso aconteceu com muita gente que era tão fã de Luís Fernando Guimarães e Fernanda Torres, mas não pisou no cinema em nenhuma das versões de "Os Normais"). A fórmula do filme é aquela já esperada: palavrões a-dar-com-pau. Mas tudo numa combinação muito bem construída, com personagens que representam situações do cotidiano de muita família tupiniquim. A história se passa em Niterói e conta a história de Dona Herminia (Paulo Gustavo) que é mãe de três filhos e separada do marido, Carlos Alberto (Herson Capri). Logo de cara, antes do letreiro do filme encher a tela, o espectador já consegue enxergar o rumo que a história tomará e que será um filme recheado de narrativas da heroína da história. E isso é um respeito à adaptação da peça original, onde o Paulo Gustavo fica sozinho em cena, com um monologo apresentando o cotidiano dessa dona de casa com seus filhos.




Os personagens estão fiéis aos que o público já "conhecia" das apresentações no teatro e do programa 220volts, no Multishow. Mas o que ninguém esperava era como cada ator assumiria tão bem o personagem e mantivesse o filme muito equilibrado (Eu mesmo, fui ao cinema achando que apenas o Paulo Gustavo fosse segurar a onda.). Fui ver o filme logo no segundo dia em cartaz, pois estava com receio que na minha cidade eles tirassem para colocar qualquer outra sala com mais uma sessão de "Hangover 3". Estava com muitos amigos e todos nós encaramos o filme como uma auto-biografia do autor muito divertida. No meio, eu já estava esperando a continuação com "Minha Mãe É Uma Peça 2" e as novas aventuras da dona de casa carioca (Não, isso não é nenhum spoiler. Apenas um sentimento de ansiedade para que o projeto continue firme) e no final, ao som de "Sandra Rosa Madalena" do Sidney Magal, eu me encontrava sem ar após rir tanto.




Se você está em sua casa esperando pelo CQC ou A Grande Família começar na TV: saia do sofá e pague um jantar leve com a(o) namorada(o) antes da sessão de "Minha Mãe É Uma Peça", pois rir de barriga cheia vai te deixar com desconforto depois. Dica de mãe.


Escrito por Eduardo Myr

1 comentários:

O filme parece ser bom,mas acho que não vou assistir.Sabe,comédia brasileira não é a minha praia,tão melhor nem ir ver.