"

domingo, 1 de dezembro de 2013

FRITOS NA HORA - Faroeste Caboclo (2013)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Ouso dizer que Faroeste Caboclo é uma das músicas mais reconhecidas pelas pessoas aqui no Brasil. Talvez essa identificação aconteça por sua duração ou pela icônica voz de Renato Russo - eu mesmo, que sou um ignorante musical, sabia de cabeça quase que a letra toda.




A adaptação para os cinemas da música acabou fugindo um pouco do contexto social, afinal boa parte da letra é uma denúncia de diversos preconceitos e injustiças que acontecem no Brasil. Já o longa é praticamente uma história de vingança, tendo como protagonistas João de Santo Cristo (Fabricio Boliveira), Maria Lúcia (Isis Valverde) e Jeremias (Felipe Abib). Dentro desse universo existem personagens como Pablo (César Troncoso) e Marco Aurélio (Antonio Caloni), onde podemos perceber que o diretor René Sampaio bebe um pouco na fonte dos filmes de Tarantino e do ótimo “Cidade de Deus”.




Em relação à trama, me surpreendi com a forma como ela foi expandida e soube condensar toda a letra da música que tem quase sete minutos em quase duas horas de longa, e ainda cortando alguns trechos, como o que faz alusão à Ditadura e ao Governo.
Faroeste Cabloco” não é um filme memorável, mas também não deixa de ser uma das boas opções desse ano no cinema nacional. Merece uma chance na lista de filmes para assistir de muita gente.




Escrito por Fábio Campos


0 comentários: