"

terça-feira, 2 de abril de 2013

PINGANDO ÓLEO - A caça (2012)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Pedofilia, acho que dos crimes que alguém pode cometer, esse é o mais odiado e que causa maiores reações nos outros. A forma como o pedófilo é visto pela sociedade já foi mostrada em “O Lenhador”, um grande filme sobre o assunto, que mostra a marginalização desse tipo de indivíduo pela sociedade.




Em “A caça” temos uma proposta mais cruel ainda: um homem inocente, que é acusado de ter abusado da filha de um amigo dele. A garotinha, influenciada por um sentimento de paixão e ódio pela figura de Lucas (Mads Mikkelsen), que também é professor dela, acaba destruindo toda a vida dele, complicado a sua relação com seu filho e o trabalho dele.




O interessante mesmo é a postura da trama, que logo no seu início deixa claro que Lucas é inocente e não dá margem para termos dúvida sobre a real natureza dele. Outro aspecto vital na história é a transformação da convivência dele na comunidade em que vive. No início ele é amado por todos, e ao longa da história ele se torna cada vez mais marginalizado, isso tudo sem provas de culpa.



O filme me lembrou muito a história da “Escola Base”, um dos casos mais polêmicos da imprensa brasileira, na qual os membros de uma escola particular foram acusados de abusar de várias crianças. Após a imprensa destruir a imagem da escola e todos os envolvidos serem atacados de todos os lados, foi provado que eles eram inocentes. A lição final de “A caça” é que não existe redenção, mesmo quando não se peca.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: