"

quinta-feira, 4 de abril de 2013

FRITOS NA HORA - Clube da Lua (2004)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Quando somos jovens temos vários locais que nos faziam felizes, pessoas que marcaram nossa infância e de certa forma influenciaram no que somos. E são essas sensações e sentimentos que alimentam “Clube da Lua”, um longa argentino que, como sempre em filmes dos nossos Hermanos, é brilhantemente contado e representado, sabendo trabalhar diversas situações com drama, comédia e romance.




O filme conta a decadência do Clube Luna de Avellaneda, um tipo de centro esportivo, que tem time de basquete, aulas de dança e que no passado foi um marco para comunidade local.

Mantido a duras penas por Román (Ricardo Darín), Amadeo (Eduardo Blanco), Graciela (Mercedes Morán) e Don Aquiles (José Luis López Vázquez), o clube resiste aos avanços do tempo, inadimplência e a diminuição dos seus sócios.




A trama é costurada de maneira brilhante, trabalhando um pouco da personalidade de cada um dos principais frequentadores do clube, e também a forma como ele faz parte da vida deles. Nem preciso dizer que, como fã de Ricardo Dárin, ele rouba a cena e consegue passar toda a angústia de seu personagem: um homem que nasceu com o clube e que decaiu com ele.




Boa opção para quem gosta de bons dramas, e em especial, como eu, de filmes argentinos que sabem trabalhar bem os conflitos dos personagens. Em especial, gostei da nostalgia e do simbolismo que o clube possuía, mas também me peguei a pensar: o Clube da Lua é um lugar do passado que insiste em se manter no presente ou um lugar do passado que merece um lugar na vida das pessoas de hoje?


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: