"

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A MODA DA CASA - Dupla de Policias Diferentes

Posted by Pasteleiro On 23:15 0 comentários

Quando vocês vão à locadora para pegar um filme de ação policial e se depararam com as seguintes situações/sinopses/capas: geralmente dois policias (que são bem diferentes) tem que trabalhar juntos para resolver um caso. Bem, isso já virou um gênero específico de filme e as diferenças entre os personagens não passam da cor, raça, idade, condição social e por ai vai. São muitos os filmes que exploram esse conceito, portanto abaixo vou listas alguns filmes que tem essa mesma dinâmica.


Máquina Mortífera (1°, 2°, 3° e 4°) – Esse já é clássico e com certeza o filme do gênero que mais fez sucesso. Aqui somos apresentados a dois parceiros bem diferentes, de um lado temos o Roger Murtaugh (Danny Glover) policial negro, mais velho, pai de família e que segue o sistema e do outro lado temos Martin Riggs (Mel Gibson) um policial mais jovem e aventureiro, solteiro (isso até o 3° filme) e cabeça quente. Seja enfrentando policiais corruptos, traficantes de drogas ou a máfia chinesa essa franquia foi uma das que mais fez sucesso nesse tipo de filme.




Bater ou correr (1° e 2°) – Nesse filme que mistura velho oeste com filmes de luta, Jackie Chan é um guerreiro que vai ao resgate de uma princesa e no caminho encontra um bandido atrapalhado do velho oeste. Aqui a grande diferença além dos princípios é a diferença cultural.



48 horas (1° e 2°) – Esse filme é bem antigo e conta com a participação do ainda novato Eddie Murphy, que interpreta um malandro obrigado a cooperar com um policial durão (Nick Nolte), dessa vez as diferenças além da cor são as condições do bandido e do policial.



A Hora do Rush (1°, 2° e 3°) – Aqui temos novamente as diferenças culturais como foco, desta vez os parceiros são um policial negro americano e um agente chinês, claro que falou em personagem chinês temos Jackie Chan no filme, e Chris Tucker como seu parceiro.



Seven – Esse filme que é o preferido de muita gente, trabalha de forma mais sutil a questão da dupla de policiais, sendo Morgan Freeman o policial negro e experiente e Brad Pitt o jovem cabeça quente.



Prova de Fogo – Adam Sandler em inicio de carreira interpreta um bandido, que para variar é muito azarado, que se envolve com um policial infiltrado durante a operação que iria prender o chefão do crime organizado. O personagem de Sandler sem querer atinge a cabeça do policial infiltrado.

Anos depois os dois têm que trabalhar juntos novamente. Claro que no final o Sandler se torna uma pessoa melhor mais isso a gente já sabia. Detalhe, o parceiro de Sandler é o astro do seriado que vive passando no SBT: EU a patroa e as crianças.



Showtime – Eddie Murphy faz novamente um filem do gênero dupla policial, só que desta vez pegou um parceiro mais sério. Nessa comédia Eddie Murphy contracena com Robert De Niro. Aqui o caso é que eles estão fazendo um reality show, Murphy é o palhaço e De Niro o policial durão. Novamente o contraste do policial branco com o negro e de estilos.



Divisão de Homicídios – Se o tema é futilidade e policia temos outro exemplo. Com a participação do veterano Harrison Ford, que interpreta um policial e corretor de imóveis que tem de investigar um assassinato, para isso conta com a ajuda de um jovem policial aspirante a ator. Isso tudo se passa em Los Angeles. Aqui a grande diferença é a idade.




O último grande herói – Essa é uma sátira dos filmes de ação e, claro, não podia faltar uma dupla de policiais. Em uma das cenas do filme vemos uma clara alusão a este clichê, porém, a dupla principal do filme é Jack Slater (Arnold Schwarzenegger) e Danny Madigan (Austin O'Brien) esse tipo de parceria, entre uma criança e um adulto, pode parecer exclusivo de comédias mas já aconteceu em outros filmes, como veremos logo abaixo.


Um tira e meio – Esse filme só pelo roteiro é ridículo. Um policial interpretado por Burt Reynolds, tem de ser parceiro de um garotinho negro de 8 anos de idade, que é testemunha de um crime, e só vai colaborar se for promovido a tira. Não sei o que é pior, o policial que teve de engolir isso ou Burt Reynolds que aceitou esse papel. Olhem a capa, esta em baixa resolução mais é muito ridícula.


Miss Simpatia 2° - Se uma dupla de policiais negros e brancos e de durões com policiais bonzinhos dá certo, porque não juntar as duas coisas em uma franquia que já existe? Essa foi a idéia de Miss Simpatia 2, só não entendo uma coisa, como pode a personagem de Sandra Bullock, que era agressiva no primeiro filme (conceito esse explorado durante o filme todo) ter se tornado uma dondoca fraquinha?




Duro de Matar 3° - Duro de matar sempre foi uma franquia de sucesso, que mostrou o personagem principal sofrendo diversas adversidades, ta certo que tinha muita ação forçada e cenas com muito clichê. Porém achei que usaram o tom errado nesse filme, tiraram toda aquela preocupação do personagem com a família e os brilhantes coadjuvantes para explorar a pareceria do policial junto a um civil pareceu uma cópia mal sucedida de Maquina Mortífera. O personagem de Samuel L. Jackson ficou perdido na história, feito um cara azarado jogado no roteiro.



K-9 – Voltando as bizarrices temos James Belushi atuando com um cão. A dupla até que forma uma química legal, até foi um clássico da sessão da tarde. Anos depois quiseram fazer um segundo filme com Belushi já gordo e recebendo ajuda de uma parceira feminina para ele e uma para o cachorro... Esse é um exemplo de clichê que vou falar futuramente... Todo personagem tem uma contraparte feminina.



Dragnet - Desafiando o perigo: Esse é um filme “sessão da tarde” também, estrelado por Tom Hanks interpretando um policial bonachão com um comportamento fora dos padrões e Dan Aykroyd que interpreta o policial certinho. É legal, tem várias situações e com certeza é uma das boas comédias da época.



Uma dupla quase perfeita: Não foi só James Belushi quem teve um parceiro canino, como nada se cria, tudo se copia, esse filme segue a mesma linha do K-9, só que no caso este cão não é treinado pela policia, era um cachorro cujo dono havia sido assassinado..Além de terem tido coragem de matar o cachorro no final, coisa rara em filme desse gênero.




Bem essa foi comprida e devo ter esquecido alguns, quem lembrar algum, posta nos comentários.



0 comentários: