"

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FRITOS NA HORA - Besouro (2009)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Besouro começa como um filme de kung-fu: um mestre ensinando um discípulo. Levando em conta suas devidas proporções, a trama do filme também tem um que de discípulo aprendendo com mestre, nesse caso, os nossos filmes brasileiros aprendendo com os de artes marciais orientais. E para conta essa história, nada melhor que deixar como protagonista não o personagem Besouro, mas a capoeira, essa luta tão ligada ao Brasil.




O interessante do filme é a abordagem de realismo fantástico que ele dita. A todo momento temos elementos de candomblé e da cultura africana, elementos tão desprezados por alguns de nós mas que podem colaborar para desenvolver uma história.




Na trama Besouro (Aílton Carmo) é um grande capoeirista que lutou contra o domínio dos coronéis na Bahia, a ele são atribuídos grandes feitos. No filme é mostrado somente uma parte da sua vida: o relacionamento com seus amigos de infância Quero-Quero e Dinorá.




O que gostei do filme são as cenas de lutas supervisionadas pelo mesmo coreógrafo de Kill Bill. Com certeza só isso já faz valer a pena, talvez o que tenha atrapalhado seu sucesso aqui foi o roteiro bem fraco e confuso. Além de um certo preconceito de alguns de nós com as religiões africanas, coisa tão boba para um país tão heterogêneo como o nosso.

0 comentários: