"

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PASTEL DELIVERY - Game of Thrones (3° Temporada)

Posted by Pasteleiro On 14:00 1 comentários

E acaba mais uma temporada de Game of Thrones. Mais uma vez somos deixados para trás com situações em que ficamos de boca aberta, olhando para a tela e desejando a morte do rei Joffrey (Jack Gleeson) e tentando engolir o que aconteceu no episódio nove. Sei que a maioria de vocês deve ter lido resenhas e mais resenhas sobre essa final de temporada, então resolvi mostrar um pouco de como ficou cada uma das “famílias da série” e se saíram fortalecidos ou enfraquecidos após esse final de temporada.




FORTALECIDOS

Lannister: A atual casa mais poderosa de Westeros. Com certeza lorde Twin (Charles Dance) conseguiu fazer ótimas alianças, boto nessa conta a aliança com os Frey e os Bolton, e os casamentos arranjados da Cersei (Lena Headey) e do Tyron (Peter Dinklage). O único e maior revés da família foi a infelicidade que aconteceu com o regicida Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), porém temos que concordar que isso foi bem pouco a se pagar, para o que eles conquistaram. Aqui podemos colocar como destaque Jaime e o pai com as melhores cenas, em especial a que humaniza um pouco o arrogante Regicida, em que ele conta um pouco sobre o fardo de ter matado o rei louco, e as razões para fazê-lo.




Tyrell: Até agora os Tyrell tem aparecido pouco e apresentado poucos membros, porém nessa temporada a Rainha dos Espinhos (Diana Rigg), foi uma das grandes adições da temporada e com certeza colocou mais pilha no jogo dos tronos, a sua neta Margaery (Natalie Dormer) é outra que puxou a avó e está sabendo usar a sedução para controlar o impetuoso Joffrey. O ponto fraco da família é o vaidoso Loras (Finn Jones) que desde a morte do seu amor na temporada passada, só tem servido para cenas caricatas.




Targaryen: Representada por Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), afinal o mestre Aemon (Peter Vaughan) não conta né? A mãe dos dragões foi a que entregou as melhores cenas da temporada, e a que teve o arco mais agitado, não foram poucos os momentos que nos deixou arrepiado com seus discursos inflamados e suas atitudes dignas de uma rainha. O que ficou evidente aqui é que Sor Jorah (Iain Glen) perdeu um pouco seu papel de mentor e agora divide essa função com Barristan Selmy (Ian McElhinney) que parecem não ser bons amigos. A entrada de um possível novo interesse romântico para a rainha dos dragões promete agitar a próxima temporada.




Bolton e Frey: A dupla de conspiradores do Casamento Vermelho, de pouco em pouco roubaram a cena. Além de quebrarem as tradições ao matar os convidados ainda mostraram frieza e falta de respeito em profanar o corpo do antigo rei do Norte para fazer pouco dele. Na casa Bolton ainda tivemos a sessão de “Jogos Mortais” realizada por Ramsay Snow (Iwan Rheon) com Theon Greyjoy (Alfie Allen)




NA MESMA

Baratheon (Stannis): Stannis Baratheon (Stephen Dillane) foi o grande perdedor da segunda temporada. Junto com Davos (Liam Cunningham) e Melisandre (Carice van Houten) nessa temporada acabaram batendo cabeça e tentaram novamente através do Senhor da Luz conseguir alguma vantagem na conquista dos tronos. Apesar dos altos planos o sentimento geral é que ele não conquistou nada e ainda ficamos conhecendo sua família que parece toda desestruturada.




Greyjoy: Tirando o infeliz destino do Theon, que comentamos lá em cima, não vimos muita ação dessa família, tirando a preocupação da sua irmã Yara Greyjoy (Gemma Whelan) com ele no final da temporada, não vimos muita ação partindo daqui, dos candidatos a rei, Balon (Patrick Malahide) foi o que menos apareceu e o menos relevante na disputa.




ENFRAQUECIDOS

Tully: Se fossemos só analisar o lado da família pelo ponto de vista da Lysa (Kate Dickie) teríamos poucas mudanças, mas pensando através da Cat (Michelle Fairley), Edmure (Tobias Menzies) e Peixe Negro (Clive Russell) vemos que eles perderam muito, o patriarca morreu, o jovem irmão da Cat fez manobras de guerra idiotas que atrapalharam o exercito de Robb, a única boa adesão foi o Peixe Negro, que parece ser um personagem com futuro na série, veremos para onde isso vai.





Patrulha da Noite: E lá se foi Comandante Mormont (James Cosmo). Se com ele a patrulha da noite já era fraca, sem ele ficou ainda pior. Não bastasse isso, o ataque dos selvagens e dos Outros deixou tudo ainda pior, são situações que só pioram a fase da já reduzida Patrulha, que ainda teve um Jon Snow (Kit Harington) dividido entre o amor da Ygritte (Rose Leslie) e o seu dever. O grande personagem no final acabou sendo mesmo com o Sam (John Bradley) que descobriu na sorte como matar os Caminhantes Brancos, coisa que pode fazer diferença no futuro.




Stark: E chegamos aos maiores perdedores da temporada, se no ano passado Stannis se saiu mal após sua empreitada contra Porto Real, agora foi à vez do jovem Robb (Richard Madden) descobrir que não deve se mexer com os Lannisters. A cena do casamento vermelho foi de cortar o coração com o primogênito do Ned (Sean Bean),sendo traído e vendo o amor da sua vida morrer na sua frente, e ainda descobrir que ela estava grávida, uma cena de pura alegria em qualquer conto de fadas, mas não para o Papai Noel do mal George R. Martin. A morte da matriarca Cat (Michelle Fairley) também foi uma cena dolorosa para todos e deixou muita gente revoltada com a série. Não bastasse isso ainda tivemos que assistir a jovem Arya (Maisie Williams) sendo sequestrada e depois assistindo a destruição da sua família, além disso a Sansa (Sophie Turner) também sofreu um casamento forçado com o anão Tyron, uma situação de pura infelicidade para alguém como ela que desejava um príncipe encantado. O único membro da família que ficou na mesma foi o jovem Bran (Isaac Hempstead Wright) que junto com seu irmãozinho partiu para uma missão espiritual que promete se bastante promissora.




Agora só nos resta esperar a quarta temporada e descobrir se essa maré de infelicidade que paira sobre os Stark irá mesmo continuar ou teremos um dos finais mais infelizes da série. Eu já li os livros e sei que tem muita coisa para acontecer, mas gosto de saber que a série pode sempre me surpreender.

1 comentários:

Excelente análise, mas parei de assistir GoT e vou xingar muito o George Martin do Twitter...