"

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FRITOS NA HORA - Mais que mel (2012)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Há alguns anos li diversas reportagens sobre como o número de abelhas no mundo tem caído, e como isso de certa forma pode impactar no mundo, por isso quando tive a oportunidade de assistir esse documentário de 2012.




Dirigido por Markus Imhoof o documentário faz uma trilha interessante, mostrando um pouco como funciona a vida dos apicultores, dos mais velhos, que ainda utilizam dos métodos mais antigos, aos mais novos, que transformam a produção de mel em algo quase industrial, eu tenho que confessar, que assim como quando assisti alguns documentários sobre a forma como alguns animais como vacas, porcos e galinhas são tratados antes do abate, também me senti um pouco envergonhado como ser humano a forma como algumas pessoas tratam as abelhas, no caso como alguns apicultores de liberalmente manipulam e prejudicam a forma como as colmeias se formam, tudo com a intenção de buscar mais mel.




O documentário de origem Suíça tem uma narrativa interessante, fazendo muita alusão a como era a criação de abelhas antes, em relação aos motivos das abelhas estarem desaparecendo não existe uma explicação, porém diversos motivos são apontados, desde os mais comuns como os pesticidas, pragas, e stress.




Como uma linguagem bem interessante, e buscando explorar diversos pontos de vista em vários países é muito sólida a forma como os argumentos são levantados, a presença e o surgimento das abelhas mais ferozes que já atacaram pessoas é outro ponto que também é discutindo. Com certeza um bom documentário para os naturalistas, ou curiosos sobre o meio ambiente como eu.

Nota do Fábio Campos – 7,0

0 comentários: