"

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FRITOS NA HORA - Calvário (2014)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Calvário é um daqueles filmes feitos para chocar, explorando a religião católica, sobre a figura de um padre que mora em uma pequena comunidade, o filme busca caracterizar as formas como os sacerdotes mais tradicionalistas tem que encarar um mundo mais liberal e diferente, no qual o pecado e o cinismo das pessoas faz parte constante da sociedade, além disso os escândalos de pedofilia que cresceram na igreja também se tornam pesos.




Estrelado pelo sempre interessante Brendan Gleeson o longa retrata a vida de James, um padre de um pequeno vilarejo no interior da Irlanda, que durante uma confissão acaba sendo ameaçado de morte. Tendo que lidar com essa situação ele se vê cercado de pessoas que escondem segredos sombrios.




O longa tem direção de John Michael McDonagh que já havia trabalhado com Brendan na ótima comédia de humor negro “O guarda”, porém aqui a dupla acaba criando uma coisa mais sombria, com uma visão que incomoda um pouco quem está assistindo, fazendo o pobre padre James encarar todo tipo de provação, antes do seu ajuste de contas.




O filme tem uma ótima construção, e só peca por se arrastar demais em alguns pontos, outro fator negativo, é que alguns personagens são pouco explorados, o que acaba deixando o filme meio manco na construção de algumas situações, a relação de James com a filha, é outro ponto que apesar de ter algum desenvolvimento se torna meio artificial, e a relação dos dois acaba não tendo muito força. Devo dizer que apesar de suas falhas, algumas bem acentuadas, o filme consegue entregar um desfecho interessante, que foge um pouco do lugar comum, e deixa quem está assistindo um pouco incomodado com o que viu.

Nota do Fábio Campos – 6,0

0 comentários: