"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

FRITOS NA HORA - Ida (2013)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Ida é o filme candidato da Polônia ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa também está concorrendo na categoria de melhor fotografia, creio que parte do seu sucesso se deve ao fato de ser em preto e branco, o que parece ser sempre visto como sinal de ousadia pela Academia.




Ida conta a história de uma freira (Agata Trzebuchowska), que dia antes de ser ordenada, recebe a noticia que tem uma tia, a qual não conhecia, já que foi criada desde pequena no convento e não conhecia seus familiares. Partindo para conhecer essa parente distante, ela se depara com uma mulher independente e firme, que esconde em meio as suas bebidas e sensualidade uma pessoa que tem terríveis marcas emocionais e arrependimentos.




Com um ritmo arrastado e com imagens que dão uma sensação de solidão e angustia, o filme é recheado de cenas tocantes, e ganha muito com a atuação de Agata Kulesza no papel da tia Wanda, que consegue ir dando ritmo ao filme. A atuação de Agata Trzebuchowska é mais apagada, e só no final temos um pouco mais de emoção por parte de sua personagem, que parece em quase todos os momentos viver eu um mundo paralelo.




Na minha opinião o filme não é excepcional, acho que essa história de duas pessoas indo atrás do passado, ou de descobrir um mistério que ficou para trás já se tornou um recurso cansativo nos roteiros, e aqui não é diferente. Creio que o mais original é a conclusão que brinca um pouco com nossas expectativas para depois nos surpreender. Não é uma obra prima, e para mim está longe de ser o mais interessante entre os estrangeiros, mas tenho que reconhecer seus méritos.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: