"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PINGANDO ÓLEO - As aventuras de PI (2012)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

As Aventuras de PI” entre os candidatos ao Oscar de melhor filme, é o que mais quebrou barreiras da realidade. Nem mesmo “Indomável Sonhadora” chegou perto de entregar uma história que tivesse tanto surrealismo caminhando com a trama.




O longa começa apresentando Pi Partel (este interpretado quando velho pelo excelente Irrfan Khan e mais novo pelo novato Suraj Sharma), e através dele vamos costurando a trama do filme e conhecendo pouco a pouco o ambiente em que ele vive e como ele enxerga o mundo. A história se engrena no “ponto chave” quando Pi e sua família resolvem vender os animais de seu próprio zoológico e mudarem para o Canadá. Porém, durante a viagem acontece um desastre e o jovem Pi, acaba sendo o único sobrevivente ficando sozinho e a deriva no mar, tendo como única companhia um tigre chamado Richard Parker.




Devo dizer que não sou fã de muitos efeitos especiais em filmes, acredito que isto por muitas vezes além de não ajudar na trama, estraga o roteiro que fica tão calcado em cenas bonitas que se esquece de contar a história. Essa minha visão eu carrego para muitos filmes como o meu eterno desafeto “Avatar”. Porém, quando algo foge do comum tenho que destacar e confesso que Ang Lee soube de maneira magistral utilizar dos efeitos e do surrealismo para desenvolver com sucesso a trama de “Aventuras de PI”.




Quem for assistir a este filme, que considero um dos mais interessantes concorrentes ao prêmio de melhor filme, se prepare para mergulhar num mundo onde a realidade é deixada para trás logo no início, e só volta a dar as caras lá pelo final, mas de uma maneira tão triste que faz com que desejemos acreditar na fantasia.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: