"

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FRITOS NA HORA - Assalto ao Banco Central

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Brasileiro é um povo chato, gasta uma grana enorme vendo filmes como "Doze Homens e Um Segredo", "O Plano Perfeito", "Velozes e Furiosos 5" e quando sai um filme nacional nesse estilo, como é o caso de "Assalto ao Banco Central" fica reclamando e tirando sarro do filme. Aposto que se tivéssemos um elenco todo americanizado tinha muita gente batendo palmas.





A história é baseada em fatos reais, duvido que seja interamente real com algumas situações meio fora do comum, mas me surpreendi descobrindo que muitos detalhes do filme são reais, como a empresa fachada e a quantida de dinheiro roubada, além da semelhança de nome de alguns personagens com os criminosos reais.

O filme conta a história do Assalto ao Banco Central, um crime ocorrido no Ceará em 2005. O legal para mim é o jeito que a história é contando com um tipo diferente do comum, seguindo uma linha de tempo toda propria que fica ora contando a história do roubo e ora a situação dos suspeitos sendo interrogados.





No elenco temos grandes globais como Lima Duarte, Eriberto Leão, Giulia Gam, Tonico Pereira e Cássio Gabus Mendes, além de umas figuras que estão lá só por estar como é o caso de Milton Gonçalves. Temos também a bela Hermila Guedes e o competente Milhem Cortaz.





O roteiro não é um primor, mas para mim convenceu como filme de ação. Creio que a parte policial do filme ficou forçada, afinal Lima Duarte não convence como policial (fica parecendo um "Monk"), e seu jeito por demais caricato acaba deixando o personagem artificial. Já a personagem de Giulia Gam tem como maior diferencial ser lésbica, situação que não muda em nada a trama.





Muitos devem estar pensando: se eu achei esses defeitos no filme porque fiquei revoltado no inicio do post? Bem, a explicação é exatamente essa. Tem tanto filme por aí com um roteiro pior que muita gente adora porque é americanizado, porque não explorar um pouco o cinema nacional? A situação do roubo não é tão fantástica, mas pelo menos está adaptada a nossa realidade.





O maior problema para mim ao assistir ao longa são os globais, todo mundo me lembra personagem de novela e fico me imaginando: será que se eu visse os atores americanos em novelas nacionais teria a mesma opinião sobre os seus filmes? Ou acharia tudo forçado? Bem, só sei que valeu a pena dar uma chance ao filme e com certeza vou, assim como todos devemos tentar, não julgar tanto as tentivas do cinema nacional.

0 comentários: