"

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FRITOS NA HORA - Território Restrito

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

"Crash", "Babel", "Amores Brutos", "21 gramas", "Traffic" são todos exemplos de filmes parecidos com "Território Restrito", porém ele fica um pouco abaixo dos outros. O foco do filme são os imigrantes ilegais, tema polêmico que vire e mexe é assunto de filme, tendo em vista o preconceito latente que os americanos tem com pessoas de outros países, crítica essa que eles negavam com base na frase que ficava aos pés da Estátua da Liberdade: "Venham a mim os teus cansados, os teus pobres, Tuas multidões desnorteadas, ansiando por respirar em liberdade, Os rejeitas que se aplicam nos litorais sem esperança, manda-me os desabrigados, Os escorraçados pela tempestade: Suspendo minha tocha sobre o portal de ouro. (Emma Lazarus, 1875)" e agora devidamente apagada.





Como em todos os filmes desse gênero temos um bom elenco composto de atores veteranos como Harrison Ford, Ashley Judd, Ray Liotta e alguns que estão despontando como Cliff Curtis e a brasileira Alice Braga. A trama, como eu disse, é uma miscelânea de estrangeiros sendo o personagem principal um agente da imigração de bom coração (afinal tem que vender um pouco que existe gente assim nos EUA), e a partir dele acompanhamos histórias paralelas como a da mexicana deportada que abandona o filho, a família oriental com um filho marginal, os muçulmanos mostrados sob dois pontos de vista (um que os apresenta como perseguidos após 11 de setembro e outro que mostra que são muito ortodoxos), temos ainda uma garotinha africana e um casal australiano que tenta de todas as formas ficar nos Estados Unidos. Agora vocês me perguntam: mas nossa, o filme deve ser enorme para amarrar todas as histórias? Pois bem pessoal, aí é que vocês se enganam. A história é curta demais e tudo parece que fica resolvido rápido demais, o mérito de querer explorar diversos tipos de imigrantes é louvável, mas se torna muito confuso e as situações ficam atropeladas.





Um fator que pode teria contribuído positivamente para o filme é que, segundo pesquisei, o longa ainda teria a participação do Sean Penn, que já teria filmado diversas cenas, mas que não gostou do resultado final e mandou tirar sua participação e, segundo entendi, isso acabou afetando demais a história.





Na minha opinião o filme tem uma mensagem forte e merece ser visto, porém é superficial em alguns pontos e trata de forma muito branda certos momentos em que a polêmica ia aparecer. Logo tudo era tapado ou resolvido para que nada ficasse dando a impressão de estar ofendendo alguém. A única parte realmente corajosa foi quando deportaram uma garota muçulmana por escrever um texto que eles consideram uma ameaça terrorista, mas mesmo aí podemos ver "Nova York - Cidade Sitiada" que é mais interessante.

0 comentários: