"

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PINGANDO ÓLEO - Selma (2014)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Foi durante a árdua caminhada por assistir a todos os filmes indicados ao Oscar 2015 que me deparei com esta que é uma obra de grande teor social e histórico. Selma foi adaptado por Paul Webb e dirigido por Ava Duvernay, e fala sobre um período histórico muito importante tanto no âmbito dos direitos civis americanos, quanto no que diz respeito a história da luta social dos afro-americanos.




A trama nos apresenta um já conhecido Martin Luther King, de grande projeção como ativista e já vencedor do Nobel da Paz de 1964, mas que ainda permanece na luta pelos direitos dos negros, sendo a batalha da vez aquela a favor do direito do voto que no Alabama, mais precisamente na pequena cidade de Selma, era conferido apenas aos homens e mulheres brancos. Tal luta resultou na famosa marcha de Selma à Montgomery.

Selma é um filme extremamente denso, com cenas que abordam o preconceito e a violência de modo revoltante, nos fazendo perceber que tais problemas ainda existem até hoje, não envolvendo as mesmas esferas problemáticas, mas tantas outras daqueles que buscam direitos não respeitados e socialmente rejeitados.




David Oyelowo e Carmen Ejogo que interpretam Martin Luther King e Coretta Scott King fizeram um bom trabalho, forte e tocante, mas não conseguiram imergir tanto nos personagens como vimos outros atores fazerem nessa safra de 2014. Atenção, também, à Oprah Winfrey que interpreta a senhora Annie Lee Cooper, não dizendo uma frase se quer ao longo do filme (mas apanhando um montão), e Tim Roth que interpreta George Wallace, governador do Alabama, fazendo um ótimo trabalho e causando ódio nos espectadores tamanho desdém e preconceito que consegue imprimir em seu personagem.



George Wallace (Real)


No mais, gostaria de atentar a trilha sonora que é de primeira, chegando a ser indicado na cateogira de Melhor Canção Original pela sua bela músicas “Glory”.
Um bom filme e até mesmo necessário a quem se interessa por história e ativismo social.




Nota conferida por Luiz Pierotti: 7,5

0 comentários: