"

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PINGANDO ÓLEO - Dois dias e uma noite (2014)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Para muitos a surpresa entre as indicações de melhor atriz foi Marion Cotillard, pelo filme Dois Dias e uma noite. Talvez parte desse susto se dê por conta de poucas pessoas terem gastado tempo para assistir o interessante “Dois dias e uma noite”.




O drama belga explora uma situação que é muito comum em diversos países em crise, coisa que estamos talvez começando a sofrer por aqui. Na trama, Sandra (Marion Cotillard) é uma mulher que nas vésperas de sua volta ao emprego, do qual ficou afastada, acaba sendo informada por uma amiga que houve uma votação na empresa, e que a maioria decidiu que preferiam demitir Sandra e ganhar um bônus do que tê-la de volta à equipe., De posse dessa informação, ela consegue convencer o dono da fabrica a dar uma chance a ela, que tente mudar a opinião da maioria dos votantes até segunda, quando será realizada uma nova votação.




O filme é interessante por mostrar a personagem principal, que assim como a Juliane Moore em “Para sempre Alice” também é uma mulher doente, e que aqui também carrega, como atriz, o filme nas costas. O diferencial é que a doença de Sandra é a depressão, e no inicio do filme vemos uma mulher fragilizada, que precisa do dinheiro para viver e ainda tem que se mostrar forte para seu marido e filhos.

Um aspecto que os diretores Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne exploram muito bem são as pessoas a quem Sandra vai pedir ajuda, cada uma de sua forma mostra um pouco do que é, alguns querem ajudar mais não podem, outros se sentem arrependidos por terem abandonado uma amiga, de certa forma todos tem a sua razão por terem escolhido o bônus e não ajudar Sandra. Alguns são egoístas e outros, assim como ela, também lutam para sobreviver em meio a crise.




Em relação à indicação de melhor atriz, creio que Marion está muito bem no papel, ela tem uma cara de saco cheio, de pessoa amargurada, o que acaba casando perfeitamente com sua interpretação. Devo dizer ainda que senti falta do longa entre os estrangeiros, talvez na vaga do maçante Ida.

Gostei do filme e achei que ele é tenso, porém consegue uma conclusão que acaba sendo um sinal de esperança. Não sou muito fã de filmes que querem consertar toda a trama e amarrar o roteiro com um final feliz, mas achei que a solução encontrada foi perfeita para mostrar a evolução da protagonista ao longo de sua saga.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: