"

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FRITOS NA HORA - A origem secreta da DC (2010)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Como muitos sabem, eu sou fã da Marvel, daqueles que tem coleções de HQ’s e viu todos os filmes, com pôsteres, e filmes, só não me visto como os personagens nem tenho “action figures” mas de resto sou um perfeito marveco.




Assisti “A origem secreta da DC” buscando entender um pouco da maior concorrente da editora que eu gosto tanto, e acabei descobrindo que na verdade uma não existiria sem a outra.
A história da DC é muito legal, assim como a da Marvel que li tempo atrás no livro “História Secreta da Marvel” que também mostrou um pouco dos bastidores dos quadrinhos, sem poupar ninguém, porém voltando ao documentário, ele é muito interessante, pela entrevistas e curiosidade. Um dos momentos mais legais para mim, é quando é explicado a origem da Mulher Maravilha, que foi criada pelo Dr. William Moulton Marston, um psicólogo, adepto de conceitos feministas, e que era polígamo, além disso o cara tinha uma obsessão por mostrar mulheres amarradas nas HQ’s em que escrevia, isso só para citar uma curiosidade interessante que o documentário aborda.





O lado midiático da editora, e sua parceria com a Warner, é explorada também, através do pioneirismo que a DC teve ao inserir o Superman em diversos meios, como a rádio, o cinema e a televisão, e depois ainda apostar no Batman para seguir os mesmos caminhos, o que durante foi rentável para editora.






Para contar a história foram recrutados diversos artistas que ajudaram a construir a editora como Neil Gaiman, Bob Kane, Grant Morrison, Jim Lee, Neal Adams, Mark Waid, Louise Simonson, Jerry Siegel, Joe Shuster entre outros. Porém devo destacar que adorei o Julius Schwartz um cara que tinha uma postura que lembra um pouco o jeito do Stan Lee, cheio de contar vantagens e que poderia ter sido melhor aproveitado pela DC para promover seus heróis afinal, o velhinho que faleceu tinha um jeitão meio midiático.





Vale a pena para quem é fã de quadrinhos independente da editora, pois o material é muito bom, serve para conhecer um pouco mais sobre a DC e entender um pouco mais do que se passou na criação de vários personagens e histórias importantes como “O cavaleiro das Trevas” que vai inspirar “Batman e Superman” o novo longa da editora.


Nota do Fábio Campos - 8,0

0 comentários: