"

domingo, 5 de abril de 2015

TOP PASTEL - Especial Páscoa

Posted by Pasteleiro On 18:59 0 comentários

Olá, senhores leitores do Pastelaria Filmes!

Hoje venho aqui trazer a vocês um novo TOP PASTEL, mas não um simples top, um temático! Então vocês me perguntam: temático de quê? E eu respondo: De páscoa, oras!

Portanto resolvi fazer uma pequena lista de três filmes que têm em comum um dos maiores simbolos dessa data festiva, o chocolate!

Confira aí.

1. A fantástica fabrica de chocolate


Se estiver achando que vou falar sobre o "gênio" Tim Burton em seu remake da obra, não! Estou falando da versão original de 1971, dirigida por Mel Stuart e protagonizada por Gene Wilde, tão conhecido pelas suas aparições em memes da internet.
Com a mesma história que muitos aqui podem conhecer da versão mais nova, o filme conta a história de um garoto pobre chamado Charlie Bucket (Peter Ostrum), que consegue um bilhete dourado para conhecer a fabrica de chocolates do famoso e excêntrico Willy Wonka.
O motivo pelo qual escolhi a versão original é que, em minha opinião, traz uma trabalho mais apurado na personalidade de Willy Wonka, não caindo na galhofagem do Depp, mas conseguindo criar uma figura manipuladora e muito irônica, que joga com o desejo e as punições de modo muito específico.
Mas no fim o filme só esta na lista porque tem chocolate, mesmo.



2. Chocolate


Vianne Rocher (Juliette Binoche) e sua filha de seis anos se mudam para uma pequena cidade no interior da França, onde resolvem abrir uma loja de chocolate bem em frente à igreja local. Porém, imersas em um mundo muito consevador (???) e averso a estrangeirismos e novidades, acabam se envolvendo em uma disputa contra aqueles que desejam o fim da loja e os que se deixam levar pela maravilha degustativa do doce. Em meio a toda essa loucura, um grupo de ciganos chega a cidade e Vianne acaba se envolvendo com um deles, Roux (Johnny Depp), relação que quem mais ainda o filme dela com a galera onservadora.



3. Forrest Gump


Sentado sozinho em um ponto de ônibus, Forrest Gump (Tom Hanks), um homem de quarenta anos, com QI visivelmente abaixo da média (mas com uma boa vontade gigante), conta a desconhecidos sua históra que, fantásticamente, corre por entre grandes momentos da históra dos Estados Unidos da América, como a Guerra do Vietnã, o movimento hippie, criação de grandes marcas, etc. E o mais marcante de tudo é que Forrest acabam sempre tendo papel fundamental nesses casos.
E então você me diz: cara%$o! Mas o que isso tudo tem a ver co chocolate? E eu te respondo: Tudo!
Ao iniciar sua conversa com os desconhecidos do ponto de ônibus, Forrest sempre lhes oferece bombons, dizendo a clássica frase: Minha mãe sempre me disse que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que encontrará lá dentro".



BONUS!

Mas não é só de chocolate que se faz a páscoa, mas também de coelhos! E não podia ficar sem falar de pelo menos um filminho de coelhos.

Bonus coelho: Donnie Darko.


Donnie (Jake Gyllenhaal) é um garoto inteligente e excêntrico, cheio de problemas sociais e que convive com visões que atrapalham diretamente sua vida. Até que uma noite, em uma dessas visões, um homem vestido de coelho aparece em seu quarto e o leva de lá, situação que o salva de morrer com a queda de uma turbina que atingíra exatamente o seu quarto. A partir dai se inicia uma trama que alcança problemas no espaço-tempo um tanto quanto confusos.
Eu sei, eu sei, um homem vestido de coelho não é exatamente um coelho, certo? Ok, mas você sabe que quem te dava o ovo de chocolate também não era exatamente um coelho, é? Então está tudo certo.



BONUS EXTRA!

Mas galera, a páscoa também não é só chocolates e coelhos, é muito mais que isso. A páscoa fala sobre misticismo e, principalmente ressurreição, e lógicamente que não me esqueci dessa parte!

Bonus Ressurreição: A noite dos mortos-vivos (1968)


Clássico de George Romero e um dos responsáveis pela cultura pop dos zumbis, A noite dos mortos-vivos conta a história de uma noite que seria comum, não sendo a inexplicável ressurreição dos mortos, que se levantam de seus túmulos e atacam os vivos. A mesma ideia zumbi de sempre, nada novo. Mas um ótimo exemplo de ressurreição.


PS. Tudo trata-se de uma brincadeira, não se irrite.


Escrito por: Luiz Fernando Pierotti

0 comentários: