"

sábado, 26 de setembro de 2015

FRITOS NA HORA - Cavaleiros do Zodíaco (2014)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Sim eu sou de uma geração que amava cavaleiros do zodíaco, que esperava correndo quando chegava na escola, para assistir na Manchete o seriado, e que era fã da saga das doze casas, e que vibrou muito quando meus dois personagens preferidos Ikki, o cavaleiro de Fênix, e Shaka o guardião da casa de virgem, e que por acaso é o meu signo, fizeram uma luta épica, foram anos que me diverti muito comprando a finada revista “Herói” e colocando pôsteres no meu quarto com essa animação que eu adorava.




Bem, os anos passaram, vira e mexe eu me deparava vendo alguns episódios clássicos no youtube, para matar a saudade do desenho (ou anime), quando vi que sairia uma nova versão da saga do Santuário, só que para minha surpresa, ela seria toda remodelada, e adaptada para o cinema com novos gráficos.




Quando vi os trailers, até que me empolguei, vi vários personagens que curtia muito com visuais novos, e qualidade parecia estar muito boa, a dublagem era a original, todos esses pontos me despertaram ainda mais a atenção, o que pegou mesmo foi quando vi a duração, a trama original durava vários episódios, e fiquei curioso em saber, como colocariam tudo aqui em um filme com uma hora e meia de duração.




Suspeitas a parte resolvi assistir a animação, e ver o que saiu dali, e descobri que dê fato não dá para picotar uma história desse jeito, apesar de fazerem vários ajustes, cortando a origem dos cavaleiros de bronze, não dando tanta profundidade a relação do mestre do santuário com os cavaleiros de ouro, e ainda tirando vários plots, o resultado foi uma trama vazia e sem muita daquela emoção que estávamos acostumados.




A minha primeira reclamação, é uma que sempre achei irritante no desenho, e que se fez valer ainda mais forte nessa produção, ou seja a superexposição do Seya, que é o foco da história, outro ponto que me desagradou muito foram as lutas das doze casas, que foram muito mas muito prejudicadas, nas duas primeiras casas até que houve uma certa coerência com a saga original, porém dali para frente, foi um desrespeito aos personagens, diversos cavaleiros de ouro mal aparecem, as lutas são curtíssimas, personagens como Camus, Shaka, Afrodite mal aparecem. Algumas relações interessantes da série como a do Shiryu com o cavaleiro de Libra e do Yoga com Camus de Aquário quase nem são desenvolvidas ou citadas. Em relação aos cavaleiros de bronze, os mais prejudicados foram o Ikki e o Shun que não tiveram em nenhum momento aquela relação fraternal exploradas, além disso os poderes de ambos são porcamente explorados e para fechar com chave de ouro o final tem uma transformação digna dos Power Rangers, com um cavaleiros virando um monstro gigante. Com certeza essa foi uma das piores adaptações que já vi, parecia coisa de amador, é uma pena Masami Kurumada ter apoiado um lixo como esse, algo que tinha tanto potencial acabou ficando uma droga.

Nota do Fábio Campos – 2,0

0 comentários: