"

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PASTEL DELIVERY - Game of Thrones - 4° Temporada

Posted by Pasteleiro On 14:20 0 comentários

E acaba mais uma temporada de uma das séries que junto com Walking Dead vem sendo a queridinha de muita gente.




Para terem uma noção, em termos de grandiosidade, ela é a mais pirateada da net e sua audiência (para um canal pago - HBO) é enorme, quebrando ano após ano vários recordes.

Novamente vou fazer uma resenha que busca não mostrar o que aconteceu na temporada, mas como cada família acabou se saindo. Mostrar quem subiu ou desceu no momento. Se você não viu essa temporada, recomendo que pare aqui sua leitura.

Se você viu, então vamos lá:



SUBIU



Casa Tyrelll - Nessa temporada acho que os grandes jogadores foram os Tyrell, conseguindo uma aliança segura com os Lannister, e eliminando o louco do Joffrey (Jack Gleeson) do caminho. Essa família, que nem é das mais tradicionais, conseguiu colocar novamente a jovem Margaery no posto de futura rainha e ainda conseguiu um bom casamento para o jovem Loras (Finn Jones). Se o patriarca Mace (Roger Ashton-Griffiths) é um tolo que quer ser pajem do Tywin Lannister (Charles Dance), o cargo de grande cabeça e estrategista da família fica com a Dama dos Espinhos, também conhecida como Olenna (Diana Rigg), que soube jogar muito bem o jogo dos tronos para derrubar uma das principais peças.




Casa Baratheon - Se Stannis (Stephen Dillane) passou por momentos difíceis e ficou lambendo as feridas da surra que levou na batalha de Agua Negra (terceira temporada), essa quarta temporada serviu para ele se levantar com a força e conseguir o apoio do poderoso banco de Braavos. Para isso ele contou com a ajuda do sempre leal Davos (Liam Cunningham), e é claro, seu grande momento foi no final da temporada, quando ele resolveu mudar seu ataque e agora vai concentrar suas forças no Norte.




Casa Bolton - Se Ramsay Snow (Iwan Rheon) era perigoso sendo um bastardo, imaginem agora que seu pai resolveu, após uma brilhante vitória em Fosso Calin, o tornar filho legitimo. Essa mudança de rumos e a afirmação de poder no Norte com certeza foi uma grande ascensão para eles. Provavelmente terão problemas na próxima temporada com o Stannis, mas ainda não sabem disso.





NÃO MUDOU



Casa Targaryen – Dany (Emilia Clarke) continua sua jornada pelo outro continente e essa temporada ela consolidou seu poder, o que poderia colocar ela como uma casa em ascensão. Porém, a sua inexperiência em liderar e sua decisões perigosas - como afastar Jorah Mormont (Iain Glen), e confiar em Daario (Michiel Huisman) - dão indícios de uma personalidade inconstante, além da sua pior jogada foi ter sido trancafiar seus dragões, como ficou claro nos casos do Jon (Kit Harington) e do Robb (Richard Madden), que mostraram que se manter longe dos seus animais protetores pode não ser uma boa jogada.




Casa Stark - Se na temporada passada os grandes perdedores foram os Stark, que perderam a força de Robb e Cat (Michelle Fairley), nessa temporada eles não sofreram tanto, mas não evoluíram também. Talvez a maior reviravolta ficou por conta de Sansa (Sophie Turner), que apesar de manipulada pelo Mindinho (Aidan Gillen), soube crescer e se tornar uma mulher mais poderosa; veremos como isso vai funcionar na série.
Já Arya (Maisie Williams) se manteve quase todo tempo andando com o 'Cão de Caça'(Rory McCann) e só realizou algo no final da série, quando partiu rumo a Braavos. Já Bran (Isaac Hempstead Wright) começou sua jornada espiritual que pode transformar ele em um jogador extremamente poderoso.




CAIU



Casa Lannister - Se na temporada passada os Lannister consolidaram seu poder, nessa temporada eles caíram muito. Começando com a morte de Joffrey, que era o grande representante Lannister no poder, o julgamento do Tyron e a humanização do Jaime (Nikolaj Coster-Waldau). Isto acabou enfraquecendo a casa. O grande golpe veio com a morte de Tywin e a fuga de Tyron, que deixaram os leões sem um poder central, a dúvida é quem tomará as rédeas da família. Será que a Cersei (Lena Headey) aguenta?




Casa Martell - Se Oberyn (Pedro Pascal) conquistou muita gente nessa temporada com seu charme, a sua casa não mostrou muito a que veio. A sua descida só valeu para uma luta que foi pautada pela sua arrogância. Como bem sabemos, em Westeros ser honrado e campeão da justiça não vale de muito, como bem descobriram os Stark. Agora só nos resta que na próxima temporada Dorne se mostre melhor e possamos descobrir se o pessoal de lá só sabe falar ou é bom em estratégia também.




Casa Greyjoy - Os Greyjoy estão muito quebrados, a jovem Yara (Gemma Whelan) tentou ajudar seu irmão e no final descobriu que ele já não é o mesmo de antes. Se o rei Balon (Patrick Malahide) não teve destaque essa temporada, é grande a chance dele voltar mais forte no ano que vem, afinal, não sabemos o que aconteceu nas Ilhas de Ferro nesse tempo.




Casa Arryn - Lysa (Kate Dickie) por anos tentou afastar sua família das confusões de Porto Real. Mindinho com sua chegada espetacular conseguiu não só colocar o Ninho da Águia no Jogo como também tomar conta dele, com isso ele está se tornando um homem cada vez mais poderosos e saindo o grande vencedor até agora.




Patrulheiros da Noite - Temporada com final eletrizante para eles, os selvagens quase os destruíram. Mas Stannis chegou com a misteriosa Melisandre (Carice van Houten) para dominar geral. Agora os homens de preto dependem do “verdadeiro” rei de Westeros para consolidar seu poder, porém, um fato: Como podem fazer isso sendo que tem de se manter neutros? E ainda, como lidar com os vários Selvagens presos, incluindo o perigoso Mance Ryder (Ciarán Hinds)?




Concluindo o post, devo dizer que esta temporada começou a fugir dos livros e começa a dar uma cara diferente a série.

Se isso é bom eu ainda não sei, mas senti falta de alguns pontos interessantes como um aprofundamento na relação entre Tyron e Jaime. Além da falta da personagem Lady Stoneheart, que seria de ajuda para dar uma virada na série.


Outro fato que me incomodou foi o tom arrastado de diversos personagens e a insistência em cenas como o romance de Missandei (Nathalie Emmanuel) com Verme Cinzento (Jacob Anderson), coisas que nem acontecem no livro e só atrapalham. A história do Tyron sobre o besouro é outro momento perdido.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: