Em “Klass”, numa das últimas cenas do filme, temos um pequeno diálogo em que uma das personagens pergunta: “Entrou ou fico?”. Essa mera pergunta define bem o filme.
O longa conta de uma maneira cruel a forma como um estudante chamado Joosep (Pärt Uusberg) é perseguido por todos os alunos da sala em que estuda, a maneira como ele é brutalizado é feita de maneira tão constante que acaba deixando um dos agressores comovido. Aí entra o personagem Kaspar (Vallo Kirs), um menino agressivo que se descobre como pessoa ao defender Joosep de seus agressores, a amizade entre ambos acaba incomodando a todos da sala e tomando caminhos infelizes.
O grande mérito de “Klass” é instigar, provocar, você assiste as cenas carregando cada vez mais uma raiva e indignação pelo que ocorre, e se sente imobilizado diante de tudo, porém não consegue perder a atenção. Não sou muito conhecedor do cinema alemão, mas posso dizer que gostei muito do trabalho realizado em “Klass”.
Recomendo o filme para quem gosta do tema e principalmente para professores entenderem melhor os contornos do bullyng dentro das escolas. Vale a pena para quem gosta de cinema conferir.
Escrito por Fábio Campos
0 comentários:
Postar um comentário