Adoro filmes de guerra, e em especial os que abordam o drama vivido pelos prisioneiros, acho que dessas obras vem grandes lições e oportunidades de conhecer um pouco mais sobre o que acontece em um guerra ou mesmo em um campo de concentração.
“Os Falsários” apresenta a história real de Salomon 'Sally' Sorowitsch (Karl Markovics) um falsificador especialista em documentos e dinheiros, preso pelos nazistas durante a 2 Guerra Mundial, ele é obrigado a produzir cédulas de libras de dólares para abastecer o nazismo e desestabilizar a economia dos outros países.
O filme é muito bom e ganhou o Oscar de melhor longa estrangeiro em 2008. Não achei uma grande história com grandes atuações como é o caso de “A lista de Schindler”, mas com certeza apresenta uma abordagem interessante sobre os prisioneiros e os alemães.
Uma curiosidade sobre Salomon é que após ser libertado da prisão ele continuou falsificando dinheiro e fugiu por todo mundo, vindo ao final da sua vida morar aqui no Brasil, onde falece e foi enterrado no Rio Grande do Sul. Viu só, a Pastelaria Filmes também dá aula de história.
Escrito por Fábio Campos
0 comentários:
Postar um comentário