A sutileza e delicadeza reconstruindo a devastação causada pela guerra. Esse parece ser o foco principal do longa de Zhang Yimou. Baseado no romance "The 13 Women of Nanjing", do autor chinês Yan Geling, o filme conta a história de John (Christian Bale), um agente funerário que em meio a segunda guerra Sino-Japonesa é mandado para a cidade de Nanquim, tomada pelos japoneses, onde deveria fazer os ritos fúnebres de um padre recém morto.
Porém, ao chegar em seu destino, o americano beberrão se vê cercado por crianças abandonadas no único lugar onde aparentemente estavam salvas das atrocidades da guerra: a igreja.
Dentro de pouco tempo soma-se à história um grupo de prostitutas guiadas por sua "lider" Ni Ni (Yu Mo) que buscam, como todos, abrigo.
É possível percebermos, mesmo préviamente, o rumo a história leva os personagens a tomar. A conversão do homem moldada pelo amor, sua compaixão forçada pelo horror, mas de alguma forma Yimou conduz tudo com tal harmonia que se faz muito sincera a evolução da história.
Não é o tipo de filme que acalma o espectador, pelo contrário, a sensação de serenidade incômoda é causada por uma catarse pesada, uma melancolina frente ao inevitável destino daqueles personagens tão humanos que encontram, ainda assim, algo em que acreditar.
Recomendado a quem gosta de drama.
Escrito por Luiz Fernando Pierotti
0 comentários:
Postar um comentário