O Britpop pariu as duas mentes mais importante do rock britânico dos últimos 25 anos, Dammon Albarn e Noel Gallagher. Com eles o mundo se viu perdido em excelentes melodias, rebeldia e acima disso uma qualidade que a muito não era vista.
Todo esse sucesso e qualidade acabaram deixando no escuro duas bandas fantásticas, The Verve e Manic Street Preachers. A primeira se dissolveu pouco tempo depois e a segunda manteve a sua raiz Hard Rock e politica.
Após 26 anos os maníacos do País de Galês chegam às lojas com a compilação National Treasures, um apanhado de todos os seus singles. Um cinismo direcionado a sempre niilista critica inglesa na boa You Love us e Stay Beatiful já inauguram o disco com a prova da injustiça.
As belas Motorcycle emptiness e La Tristessa Durera mostram que a primeira fase do quarteto, naquela época Richey James não havia sumido ainda, foi um perfeito balanço de hard rock e boas melodias, alinhados a letras conscientes.
Já a segunda parte vem com o pesadíssimo Holy Bible repleto de letras fortes e carregadas de pessimismo, vide os singles aqui colhidos, Faster, Revol e She´s Suffering.
Everything must go doa a compilação canções belíssimas, como a faixa titulo, Kevin Carter e a soberba A Design for Life.
No disco dois (Nota que o disco tem ao todo 30 faixas) vem à modernização do som do trio, vide ai as músicas do supremo This is my Truth tell me yours, principalmente o hit If you tolerate this then your children Will be next.
Mantendo a pegada política vemos uma banda mais engajada em atirar pedras e enfrentar tanques norte americanos no forte Know your enemy, que entre outras manda a sarcástica So Why So sad.
Com o passar dos anos vemos uma banda mais leve, sem querer um embate direto, mas que carreta no cinismo isso é perceptível nas faixas dos bons Send away the Tigers e Lifeblood.
National Treasures funciona como um livro de uma banda que gravou disco absurdamente fantásticos, mas que foi ignorado por parte do público e critica uma pena, hoje em dia em tempos de artistas boçais precisamos urgentemente de maníacos como esses galeses!
0 comentários:
Postar um comentário