Olá pessoal! Meu nome é Daniel Guerra e a partir de hoje participo do Pastelaria Filmes comentando sobre Música e Cinema.
Sou fã confesso de documentários e sempre encontro um tempinho para dara atenção especial a eles. Ultimamente, o que me chamou atenção foi "Searching for Sugar Man", ganhador do Oscar de melhor documentário de 2012. Talvez uma das mais comoventes histórias da música, a história do errante Sixto Díaz Rodríguez, apontado à época como um letrista mais ácido e genial que Bob Dylan por retratar de forma nua e crua a realidade das ruas em que vivia. Chegou a gravar dois álbuns de excelente qualidade facilmente encontrados no Youtube.
Desconhecido nos EUA, um ícone da luta social na África do Sul que à época sofria sobre a influência do Apatheid, sendo considerado um artista mais influente e conhecido no país que Elvis Presley e os Rolling Stones . Sixto também teria seu talento reconhecido na Austrália, mas em sua terra natal, permanecia como um completo estranho. O documentário nos apresenta a sequência de encontros e desencontros que tornaram possível a construção de uma lenda, enchendo o bolso de sua gravadora com alguns milhares de dólares que nunca foram repassados a ele.
Sixto nos dias de hoje tem seu talento reconhecido e tem se apresentado em importantes festivais e programas de música como Glastonbury e Jools Holland. Seguem alguns vídeos abaixo para conhecer um pouco do seu trabalho:
Glastonbury
Jools Holland
Escrito por Daniel Guerra
0 comentários:
Postar um comentário