Até que ponto vale obedecer alguém? Essa é a grande questão que cerca “Compliance”, um drama baseado em fatos reais que faz o estômago de qualquer um revirar.
Na história, uma simples funcionária de um “fast-food imaginário”, que você pode descobrir qual no Google (#ficadica), é acusada de roubo, depois que um policial liga para a gerente da lanchonete e pede que ela vá obedecendo suas ordens para colaborar com a policia. O que ocorre é que a cada momento as ordens ficam mais bizarras e ninguém questiona a voz por trás do telefone e a humilhação com a pobre moça parece não ter fim.
Nem preciso dizer que a situação toda é tremendamente bizarra, e que muitas pessoas podem achar um absurdo como a história transcorreu, mas é um fato que existem pessoas que só sabem seguir ordens e em troca de elogios continuam agindo como se estivessem com a razão enquanto cometem atos absurdos - o maior exemplo disso é a Alemanha Nazista, que encontrou muitos partidários por conta de pessoas com pensamento semelhante a este.
Eu recomendo o filme, que pode ser encarado como um drama, mas que tem doses de suspense angustiante. Para quem ficou curioso, aviso que a gerente em questão foi demitida da empresa e presa, sendo que logo depois recebeu uma indenização de 1 milhão de dólares por alegar que não havia sido treinada para situações como a que passou, já a funcionária também processou a famosa rede de lanchonetes em 6 milhões de dólares.
Escrito por Fábio Campos
0 comentários:
Postar um comentário